Atribuições da Orientação Educacional
terça-feira, 28 de julho de 2009 by Reciclagem de Artigos in

Orientação Educacional

A educação é um processo em construção e, como toda construção precisa de um bom planejamento, com metas, estratégias e ações bem definidas e distribuídas com responsabilidades. Todavia para que tudo aconteça dentro do que foi planejado, necessita de diferentes olhares com capacidades de opinar, ouvir, ou seja, trocar experiências para que as metas sejam alcançadas. Pois vivemos em uma época em que o conhecimento é fundamental para conquistar autonomia e ter argumento para lutar pelos ideais.
A orientação educacional é muito importante para discutir propostas, implementar ações conjuntas com a escola, a família e a criança, com o objetivo de superar conflitos e desenvolver um trabalho baseado numa perspectiva de participação e integração do trabalho coletivo.
A Escola Municipal Cantinho do Saber que fica localizada no centro da cidade de Quijingue – BA atende 380 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino. No processo, muitos são os desafios enfrentados para melhor desenvolvimento dos alunos. Dentre eles, foi escolhido o Joãozinho, que estuda o 4º ano para ser investigado e posteriormente tentar sanar suas dificuldades.
Joãozinho é um aluno que, apesar de frequentar 90% das aulas, raramente participa emitindo opiniões sobre o assunto estudado, pois sai da aula constantemente. Realiza algumas atividades em sala, mas não se relaciona bem nas atividades em grupo. Pouco realiza as tarefas de casa. Apresenta dificuldades na produção, leitura e interpretação de textos.
Foi realizada a investigação para identificar as causas que levam ao desinteresse e consequentemente a pouca aprendizagem de Joãozinho, como se dá o trabalho da professora e o desenvolvimento da escola no processo de ensino aprendizagem.
A partir do que foi analisado, foi necessário planejar algumas ações para serem desenvolvidas junto à professora, Joãozinho e pais com o objetivo de sanar as deficiências, como:
Professora
· Orientação e pesquisa sobre as causas do desajustamento e aproveitamento deficiente do aluno;
· Assessorar a professora no planejamento para desenvolver aulas dinâmicas, envolventes e que estimule a participação;
· Descobrir através da auto-avaliação e de execução de atividades, suas dificuldades e facilidades;
· Descobrir seu modo e ritmo de trabalho;
· Sugerir à direção que realize estudos por profissionais especializados a pais, alunos e professores;
· Avaliação dos resultados do processo ensino-aprendizagem, adequando-os aos objetivos educacionais, assessorando e decidindo junto com o professor e Conselho de Classe no caso de aprovação e reprovação do aluno.
Aluno
· Atendimento individual para análise e reflexão dos problemas encontrados em situação de classe, desempenho escolar, participação, relação com os colegas ao desenvolver as atividades em grupo, horário de entrada e saída da sala, cumprimento das tarefas de casa e às regras e normas do colégio;
· Propostas para realização de atividades que desenvolvam a escrita, a leitura e interpretação de textos;
· Auto-avaliação.
Pais
· Entrevista com os pais para troca de dados e informações acerca do aluno;
· Orientar a família de forma individual, em pequenos grupos e nas reuniões bimestrais;
· Propiciar aos pais o conhecimento de características do processo de desenvolvimento, crescimento e condicionamento social;
· Refletir com os pais o desempenho do seu filho na escola, bem como as observações sobre a integração social, verificando variáveis externas que estejam interferindo no comportamento do aluno, para estudar diretrizes comuns a serem adotadas;

Diante do que foi observado e da análise feita acreditamos que para um bom desenvolvimento intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e vocacional, não há receita pronta para atender a cada necessidade educacional, é necessário que todos se envolvam e sejam parceiros.
Para uma boa educação é preciso atenção, dedicação e amor, na sala e fora dela. Enfrentar tamanho desafio de forma planejada e democrática é o caminho de todos que querem autonomia no exercício da cidadania.