As coisas mais importantes da vida
domingo, 10 de julho de 2011 by Reciclagem de Artigos in

Lucas havia acabado de completar 18 anos. Estudava dia e noite, com o objetivo de passar no vestibular final do ano e poder fazer o curso que tanto sonhou: medicina. Seguiria os passos do pai, cirurgião, que, além de um homem exemplar, era o grande herói do rapaz. O anseio por entrar na faculdade aumentou ainda mais quando seu pai prometeu-lhe um carro se conseguisse a vaga. Estudou muito, conseguiu... E o problema começou.

No dia seguinte, sem perder tempo, pai e filho foram atrás dos lançamentos do mercado automobilístico. Lucas não se segurava de tanta excitação com a ideia de ter seu primeiro carro, e estava completamente indeciso. Após algumas horas, avaliando todos os modelos e cores, o rapaz escolheu o seu.

Alguns dias depois, chegou a festa de comemoração por ter passado no vestibular. Era nesse dia que seu pai lhe daria o tão sonhado presente. Lucas não havia conseguido dormir no dia anterior, esperando aquela tão preciosa chave em suas mãos. Seus amigos estavam tão excitados quanto o rapaz por, finalmente, alguém da turma ter um carro.

Chega a hora. O pai chamou atenção de toda a festa e se dirigiu ao centro da sala. Lucas, nervoso, foi para perto dele. O pai então disse: “Meu filho, este é o presente que seu avô me deu ao entrar no curso de medicina, e agora repasso a você”, e entregou-lhe um livro, de título: As coisas mais importantes da vida.

Nesse momento, Lucas jogou o livro no sofá, gritou de raiva e saiu pela porta da frente, sem voltar pra casa a noite inteira. Os convidados, todos constrangidos, foram se retirando aos poucos enquanto o pai do rapaz apanhava o livro, com carinho, olhando-o com um ar de nostalgia e saudade do seu próprio pai. Estava triste pelo garoto não ter agido da forma como esperava.

Alguns anos se passaram, e Lucas continuava sem falar com seu pai. Terminou seu curso, conseguiu um emprego e começou a morar sozinho. Os anos passando, e nada. Lucas encontrou o grande amor de sua vida. Os anos passando, e nada. A mãe do rapaz sofreu um acidente, e não resistiu. Faleceu. Seu pai ficou sozinho agora, mas Lucas nem ligava.

Tempos depois, o rapaz foi abatido por uma doença grave. Enquanto ele estava no hospital, sua namorada estava viajando a negócios, ia ficar 3 meses fora. Lucas só tinha seu pai para ficar ao seu lado. Como o garoto estava inconsciente, seu velho ficou cuidando dele durante todo o tratamento, sem sair uma vez se quer. Horas antes de Lucas acordar, o homem foi embora, com medo da reação do rapaz ao vê-lo.

Mais alguns anos passaram, e Lucas se casou. Convidou todos os seus amigos, tios, mas não convidou seu pai. Os anos passando, e nada. O pai do rapaz já havia atingido certa idade, executava algumas tarefas com certa dificuldade, pois estava sozinho na vida há algum tempo. Os anos passando, e nada. O pai de Lucas descobriu que estava com uma doença terminal, mas achou melhor não incomodar o seu garoto com isso.

Foi então que a vida atingiu seu destino inevitável: o pai do garoto, devido a doença, faleceu. Seu enterro não foi muito cheio, afinal, a maioria de seus amigos e pessoas próximas já haviam falecido também. Lucas foi uma das poucas pessoas a ir. Seu arrependimento havia batido, estava com saudades do velho herói, afinal, mesmo que eles nunca estivessem juntos, ele sabia que seu pai sempre estaria lá pra ele.

Ao voltar da cerimônia, Lucas se dirigiu a estante de livros, onde havia guardado, há muito tempo atrás, o livro que seu pai lhe dera. Começou a ler, incansavelmente, virando a noite até terminar o livro. Foi então, que na última página, seu pai escreveu a seguinte mensagem:

“Meu filho, você não pode imaginar o quão orgulhoso você me deixa. Todo esse tempo que você estudou, se dedicou, foi mais do que merecida a vaga que você conseguiu. Além do filho exemplar que você é, não deixa de ser uma pessoa maravilhosa, e sei que sua vida será cheia de sucesso e amor, por parte de seus amigos, suas namoradas, e, principalmente, minha e da sua mãe. Não deixe ninguém dizer que você não consegue atingir seus objetivos, pois, a cada etapa da sua vida, você prova que consegue. Você diz a todo mundo que eu sou seu exemplo, seu herói... mas a verdade é que você que me dá forças pra seguir nessa vida, você que me salva todos os dias desse mundo sem amor e compaixão.
Meus amigos do trabalho já não agüentam mais ouvir eu me orgulhando de você! De como você aprendeu a tocar violão rápido, como ganhou aquele concurso de redação. Mas nem me importo com eles, não tenho culpa se os filhos deles não têm a mesma garra que você! Não se esqueça nunca que sempre estarei do seu lado, mesmo quando você menos imaginar ou querer. Afinal, você é a pessoa que eu mais amo nesse mundo. Boa sorte filho, você merece mais do que o mundo pode oferecer a você.
Obs: Virando “a página, preguei com fita seu presente.”

Ao virar a última página, Lucas viu um cheque no valor exato do carro que os dois haviam escolhido na época. E nada mais importava agora...

O perdão é uma arte para poucos, mas o arrependimento é uma dor de muitos.