BELA RECICLAGAEM! PASSANDO O TEMPO...
domingo, 28 de novembro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

É angustiante essa invasão de pessoas que ditam normas e estratégias para melhorar a formação dos alunos, mas que não praticam essas teorias em suas ações. É apenas uma repetição de discurso bonito e moderno geralmente vindo de profissionais que não estão no dia-a-dia na sala de aula.
São muitos os modismos referenciados, mas nesse processo esta precisando é de união para fazer historia na educação, pois quando nos unimos como uma família de verdade terá com certeza uma estrutura forte capaz de vencer qualquer obstáculo.
Mesmo desanimados com os problemas que enfrentamos na educação, nunca devemos deixar de nos aperfeiçoar e dedicarmos cada vez mais. Porque as escolas passam a ser questionada e por vezes desacreditada, precisamos atuar de forma reflexiva para ensinar o caminho para os alunos andar com suas próprias pernas, e não com práticas repetitivas e sem questionamento.
Mas com a presença de alunos agentes e não só de ouvintes, mas de sujeitos singulares, capazes de tomar decisões e criadores de novos projetos de vida.
Pois presenciamos professores utilizando-se do status e da autoridade para validar sua posição, pensando fantasiosamente apenas na necessidade de fornecer conteúdos para que ocorra uma aprendizagem meramente mecânica.
Refletir sobre sua postura em sala de aula, não atuar como um apresentador, o aluno de hoje é um reflexo da sociedade em que vive, por isso é preciso criar um ambiente escolar de construção e exploração, e não um ambiente de transmissão onde o docente só poderá se mexer com o comando, a participação deve ser interativa, independente do material.
Para mudar a realidade atual e chegar aos objetivos precisam-se traçar metas, estabelecer regras claras com dialogo e persistência. Resgatar os valores da família, sem situações extremas como convocar os pais para equacionar situações conflitivas de sala de aula com as quais eles nada têm a ver diretamente. Sempre há conflito histórico de fronteira entre instituição família e escola. São bastante díspares em sua praticas infelizmente. Que cada qual cumpra bem a parte que lhe cabe.
Quanto à televisão ela torna a infância paradoxalmente mais monótona, e os professores lecionam, mas não tem métodos.
Educar é jamais desistir. Por isso fazemos a Palavra andar, correr, contaminar, e provocar.
O desafio ao professor esta na criatividade.
A mudança depende do professor que é o grande agente de mudanças, mudanças necessárias na escola.
O computador
Abre um leque de possibilidades ao aprendizado, é uma peça importante para desenvolver o potencial de cada um em determinada área de inteligência.
Se a informação era o poder, hoje com a internet o poder agora, é o conhecimento.
Professor e aluno devem aprender juntos a organizar as informações.
Língua Portuguesa:
Escrever não é mais que organizar intelectualmente.
Carência de informações para a compreensão do contexto.
Ter conhecimento da língua afinada com o ramo profissional em que atuará.
Proficiência – Conhecimento perfeito, capacidade, mestria. Utilidade, proveito
Será que esta havendo sintonia entre aquilo que se estuda teoricamente e o que a pratica do dia-a-dia exige?
Não deve haver separação entre os créditos teóricos e práticos, fundamentos e metodologias devem manter uma inter-relação constante.
A escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não apenas a lógico-matematica e a lingüística, como é mais comum.
Para desenvolver as diversas inteligências a criança deve ser estimulada a resolver problemas e não só executar tarefas.
Quem tem vontade de crescer?
•Enfrentar as dificuldades com garra e determinação
•Conciliar estudo e trabalho
•Não deixar passar as boas oportunidades, independente da área.
•Continuar aperfeiçoando
Considera de bom nível o curso ministrado na FASB as disciplinas teóricas e práticas deve ser conjugadas sempre que possível.
É satisfatório o desempenho do grupo, progredimos de acordo com as perspectivas.
Desenvolver trabalhos com o objetivo de promover espaços de discussão sobre saúde, DST, alcoolismo, drogas através de ações educativas informativas.
Criar um ambiente de trabalho onde pratiquem seus conhecimentos dentro da instituição.
O estimulo de nossa ação esta em suas conseqüências.
No ambiente escolar às vezes acontece uma grande confusão com alunos e professores por falta de comunicação, um relacionamento integrante.
A escolha de gestores escolares por critérios políticos tem prejudicado a educação, sou a favor das eleições livres para que haja democracia nos colégios.
Será verdade que uma classe superlotada determina um ensino de má qualidade?
Sabemos que a qualidade do ensino depende de pratica didática, estrutura de recursos, remuneração dos docentes e nível cultural e econômico do grupo. Mas o que importa mesmo é a integração e a disciplina dos alunos, pois se a classe tiver 15 alunos desinteressados, de uma camada social baixa, famílias desestruturadas não vai haver aprendizagem nem qualidade de ensino.
O que dificulta numa sala superlotada é o sobrecarrego do professo para acompanhar individualmente cada aluno, e para avaliar.
Não há rendimento se não houver valorização do professor, se não houver recursos tecnológicos adequados para época, e se não houver reuniões sistemáticas para novas estratégias didáticas.
Num país em que educação escolar foi por séculos privilegio de uma minoria, afirmar seu valor social exige mudança de concepções há muito arraigadas.
Isonomia – igualdade face a lei
Isegoria – igualdade no direito á opinião.
VIAJE MAIS LEVE MAIS LIVRE!
Você vive a vida ou apenas passa por ela?
Que tipo de vida você deseja?
Com que bagagem você viaja pela vida?
O que é sucesso na vida? Tem gente que carrega tanto peso que não tem tempo de curtir a viagem. Não podemos perder a parte mais valiosa da aventura que é viver.
Excesso de bagagem é não curtir os amigos, não acompanhar o crescimento dos filhos porque sua agenda esta cheia de muita reunião importante.
Será que você precisa mesmo trabalhar no final de semana?
Não se pode perder momentos únicos como apresentação de seu filho na escola, aniversario de 10 anos de casamento. Esta na hora de rever o roteiro de viagem e verificar se a bagagem esta adequada ao destino que almeja.
Planeje antes e desfrute depois, como você quer percorrer o tempo de sua vida?
Com que viaje você vai viajar? Ter um destino em mente e levar como bagagem muito espírito de aventura, porque a viagem é tão importante quanto o destino.todas as pessoas querem fazer parte de alguma coisa maior que elas mesmas.
KAU