EDUCAÇÃO COMO MEDIADORA DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS
sábado, 30 de abril de 2011 by Reciclagem de Artigos in

É preciso contribuir com rapidez e criatividade para uma sociedade mais consciente mais justa e mais humana.
Com as crescentes alterações na sociedade criam necessidade de formação continuada com novas habilidades para enfrentar tais demandas. É o caso da pedagogia hospitalar com emergência de hospitalização da criança e devido ao tempo de internação muitas vezes rompem o seu processo de escolaridade. Pretende-se valorizar seus direitos a educação e a saúde enquanto cidadão.
A atuação do pedagogo ainda deve ser conquistado no conteúdo hospitalar tanto no que diz respeito as equipes técnicas para desenvolver um trabalho de sentido sicronizador didático pedagógico como em relação aos usuários na execução de atividades programadas.
A pedagogia hospitalar vem contribuir no âmbito da ciência do conhecimento para uma inovadora forma de enfrentar os problemas clínicos com alto nível de discernimento. Com ações educativas integrada com as demais áreas em beneficio do enfermo em situação de fragilidade ocasionada pela doença.
Enfatizo que:
•Deve se permitir aos alunos e professores expressarem suas idéias e percepções i integrá-los ao seu universo.
•Numa proposta multicultural analisar através de estudos de caso com observações das aulas dos professores registrando em relatórios, vídeos, entrevista com as professoras depoimentos de alunos e familiares.
•Diferentes práticas educativas estão se expandindo em contextos variados.
•Durante séculos muitas pessoas foram silenciadas e excluídas em relação ao direito á educação por serem consideradas incapazes de dar continuidade aos estudos. É possível encontrar quadros de extrema miséria da população e pessoas que nunca freqüentaram as escolas regulares por motivos de dificuldades econômicas, exclusão social, patologias graves que dificultavam a frequencia regular nas escolas, trabalho infantil etc.
•As salas de aula multisseriada ainda existe, e esta vivencia as vezes representa espaço de exclusão com atividades centrada nas series mais adiantada, onde o restante da turma não são contempladas. Esta estruturação de trabalho ocorre porque alguns professores não tem clareza dos referenciais teóricos a serem utilizados para a fundamentação do seu planejamento ignora as orientações dos coordenadores. Tem formação deficitária embora graduada em pedagogia ou nível superior. As classes multisseriada permitem a convivência das crianças e adolescentes de series, idades, culturas e níveis de escolarização diferentes em um mesmo espaço e com um único professor polivalente.
•As ações nas escolas não têm unicidade, existe uma multiplicidade de idéias sem chegar a nenhuma solução.
•Em muitas praticas pedagógicas as professoras tratam as diferenças com indiferença, ou seja, favorece os que participam das aulas, das atividades e desfavorece os já desfavorecidos social e economicamente, gerando descriminações e preconceitos no interior das salas de aula.

•Professores estudar mais profundamente e deve se preocupar ativamente diversificar as tarefas de sala de aula para atender aos diferentes interesses e níveis de desenvolvimento dos alunos.

•O professor atualizado deve dar sentido ao trabalho escolar, fazendo da escola um local de vida, de estímulos as relações interpessoais, de trocas de conhecimento.

•Que auxilie os alunos a construírem uma identidade coletiva, a trabalhar coletivamente e tomar consciência das diferenças e desigualdades.

•Promover debates, socializar informações a respeito das praticas educativas.

•Conceber as crianças e adolescentes debates sobre o ECA.

•O sistema de educação está vinculado a formação de professores e a organização do trabalho pedagógico.

•É preciso aperfeiçoamento dos professores nas áreas de atuação. Priorizar o aspecto lúdico nas atividades, elaborar debates, diálogos, palestras, atividades artísticas, culturais, recreativas e de entretenimento, passeio externos etc.

•Criar uma escola da liberdade e criatividade nas quais os sujeitos são personagens históricos que contribuem para uma gestão democrática da sociedade.

•O professor precisa ser organizado, com capacidade de lidar com os imprevistos, com as desordens do cotidiano rever sempre seus planejamentos e os readaptar ás situações encontradas. Habilidades para conhecer os alunos, suas escolaridades relação com a escola, endereço, contato, dados pessoais, identificar o histórico inicial na entrevista inicial para visualizar trabalhos individualizados e propostas coletiva para serem traçados com os mesmos.

•Partindo das necessidades e inquietações dos alunos promover interações coletivas entre os alunos trabalhos em círculos, disponibiliza livros infantis, gibis, revistas, baú de brinquedos, letras de musica artigos de jornais, textos mimeografados e xerografados com atividades adaptadas para diferentes idades. Trabalhos manuais, artes plásticas, teatro, musica vídeo com os alunos, portfólio mensal.