COLCHA DE RETALHOS
sábado, 10 de dezembro de 2011 by Reciclagem de Artigos in

Sugestões de atividades para criação de textos -
Essa sugestão é para produção de texto coletivo. A turma deve estar disposta em círculo. Cada aluno deve falar uma palavra aleatoriamente. A professora vai registrando no quadro as palavras faladas. Depois cada um vai fazer uma frase utilizando as palavras que foram ditas. Mas as palavras devem ser utilizadas na seqüência em que foram ditas e por alunos diferentes. Ex: João disse CASA, mas quem vai fazer a frase com a palavra CASA é a Ana. E assim por diante. É preciso lembrar que o texto deve ter unidade temática e uma seqüência lógica (início, meio e fim). As histórias ficam muito interessantes e até engraçadas e todos participam (até os mais tímidos). Depois, a turma pode copiar o texto no caderno e a professora pode colocá-lo no mural ilustrado pelos alunos. No mural, as palavras ditas devem ficar destacadas e podem ser aproveitadas no trabalho com os fonemas.


DOMINÓ
Antes do desenvolvimento do jogo individual. Pode-se fazer um jogo coletivo com dominó grande ou em pequenos grupos, a fim de que, passando pela experiência troquem ideias e tirem duvidas. Isso dará mais autonomia para a execução da atividade.
JOGO DA MEMÓRIA
Espalhar as fichas voltadas para baixo jogar em dupla, virar uma ficha e tentar encontrar onde esta o seu par, se acertar deve retirar e guardar as fichas. Se errar deve deixar no mesmo lugar. Ganhara quem terminar com mais fichas. No final do jogo listar o nome de animais que começam com a mesma letra.
No jogo dos alimentos temos 20 espécies cada um com 24 cartas.
1. Pastel
2. Hot-dog
3. Pizza
4. Hambúrguer
5. Batata frita
6. Bolo
7. Macarrão
8. Pão
9. Ovo
10. Feijão
11. Peixe
12. Frango
13. Cenoura
14. Salada
15. Gelatina
16. Abacaxi
17. Maça
18. Banana
19. Laranja
20. Sorvete
No jogo dos animais temos 18 espécies cada um com 20 cartas.
1. Pato
2. Gato
3. Rato
4. Tatu
5. Porco
6. Cobra
7. Elefante
8. Dinossauro
9. Formiga
10. Tamanduá
11. Leão
12. Ganguru
13. Passarinho
14. Galinha
15. Baleia
16. Camelo
17. Jacaré
18. Coelho
Jogos de Pedro
Quebra cabeça:
1. Power rangers 29 peças
2. Pica-pau 29 peças
3. Homem aranha 16 peças
4. Palhaço 16 peças
Baralhos:
1. Força-sabedoria e poder 14 cartas
2. Rei do mico
3. Mini dominó antônimo 28 cartas
4. Uno 108 cartas retirei 32 dos símbolos ficaram 76
5. Cartelas de multiplicação 20 + 21 de resultados = 42 peças
6. Alfabeto 61 letras mais 12 gravuras=


SUGESTÕES DE ATIVDADAES-
• Alunos que conhecem as letras, mas não montam palavras nem frases
O que fazer? Trabalhar com músicas que mostra o sentido e a função da escrita.
Brincar com cantigas de roda, e elaboração de um livro na culminância é uma boa sugestão veja essa dica:
Pode se começar ouvindo musicas em CD escolher as preferidas, copiar as letras das musicas em cartolinas e colocar na parede para que todos se familiarizem com o texto.
Os alunos já alfabetizados reescrevem as cantigas de cor, os outros ordenam em tiras de papel com letras, palavras e versos. Aplicar exercícios de identificação de rimas, separar termos de frases, completar e ordenar versos e palavras. Ao estabelecer essa relação entre a leitura e o oral irão avançar nas habilidades de leitura e escrita interpretando o próprio texto. Daí é que vem a construção do livro.
Cada aluno escreve e ilustra uma cantiga de roda e a professora prepara a capa.
Para despertar o gosto pela leitura nos alunos é motivá-los a ler para os colegas de outra sala, ou escola. Escolhem algumas historias preferida e marcam um dia na semana para esse encontro. Pode utilizar alguma noticia importante de jornal, revista, televisão, e ate criar histórias junto com os colegas.
Exercita a leitura em voz alta, expressão oral e escrita, ganham confiança, percebem a importância de livros, revistas para entreter, informar e garantir a inserção social.
Fonte - Revista Nova Escola