Filmes
sábado, 10 de dezembro de 2011 by Reciclagem de Artigos in

FILME VEM DANÇAR
Esse filme tem um caráter social e pedagógico muito forte e é recomendado a alunos de licenciaturas e professores em início de carreira, mas também aqueles que já atuam na rede de ensino, a fim de reciclar os profissionais. Também é recomendado a jovens e adolescentes, pois mostra que quando uma relação aluno-professor é harmônica e respeitosa, ambos crescem.
ESCITORES DA LIBERDADE
É um filme que mergulha em certas questões sociais e educacionais, mostrando imperfeições do sistema educacional americano, cheio de regras e normas, bem como a luta de uma professora por uma causa quase morta: a melhoria/qualidade da educação em todos os níveis sociais. A professora se doa incondicionalmente ao seu fazer, não como uma ação assistencialista, mas como uma professora aprendiz. É uma fabulosa história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.
http://www.zinder.com.br/legislacao/pcn-fund.htm
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais- Ensino Fundamental
http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafios.htm
Novos desafios para o educador

Encaminhamentos –
Pela análise dos dados coletados pelos alunos foi evidenciado que muitos dos problemas que nortearam as avaliações eram alheios a eles. Pela percepção das inter-relações afetivas cognitivas professor aluno no processo ensino aprendizagem, identificou fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. Alunos demonstram a necessidade de relação de ajuda, principalmente de atenção, reforço positivo e estimulo do professor quanto as suas dificuldades individuais na tentativa de saná-las.
Ressentem-se também do processo de comunicação e de atividades desinteressantes que não oportunizam o aluno participar do processo perguntando, respondendo e opinando, buscando construir seu conhecimento. Observa-se ainda uma proposta tradicional de ensino centrada no professor com aulas monótonas, privilegiando-se a exposição oral, a supervalorização do livro didático, assim como a resolução e correção mecânica de exercícios, não estimulando as trocas entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Nunca da a devida atenção ao aluno
http://guiadeaprendizagem.blogspot.com/2009/02/o-desafio-da-orientacao-sexual-na.html
Em relação à escola que atuo:
É interessante rever que às vezes os analisadores dos problemas têm uma tendência a miopia e a hipocrisia no não quere ver e ouvir o defeito, os problemas, dando lugar a uma revelação tardia quando já está muito estruturado na situação da evasão ou dependência.