TESTE DA LEITURA
sábado, 10 de dezembro de 2011 by Reciclagem de Artigos in


O avaliador apresentará a criança os instrumentos de avaliação de leitura na seguinte seqüência:
TEXTO- FRASES- PALAVRAS- SÍLABAS- LETRAS

PASSO A PASSO:

1- Apresentar 1 texto para que a criança leia, variar os textos para outras crianças, após a leitura feita pela criança o avaliador irá realizar questões de compreensão sobre textos;
2- Caso a criança não leia o texto, apresentar a ela as frases, sendo no mínimo 4 frases;
3- Caso a criança não leia as frases apresentar as palavras, mostrar no mínimo 12, sendo pelo menos 4 monossílabas, 4 dissílabas, e 4 trissílabas;
4- Caso a criança não leia as palavras, apresentar sílabas simples e complexas mostrar no mínimo 10;
5- Por fim se a criança não leia as sílabas apresente uma cartela com todas as letras do alfabeto

Observação: Para fechar o diagnóstico responda as questões abaixo:

FICHA DE PREENCHIMENTO DE DIAGNÓSTICO

Escola:____________________ Localidade __________________
Professor: _________________________
Nº Total de Alunos: ____________________
Nº Total de Alunos Avaliados: ___________

PONTOS A SEREM AVALIADOS
Apresenta noção de direção da escrita
Esquerda para direita
Escreve Seu nome espontaneamente

Recohece vogais
Reconhece vogal
Reconhece consoantes
Reconhece sílabas simples C+V
Reconhece sílabas complexas
V+C
C+V+C
C+V+V
Aluno(a)
Palavras Monossílabas: Não lê, lê silabando, lê fluentemente
Palavras Dissílabas: Não lê, lê silabando, lê fluentemente

Palavras Trissílabas : Não lê , lê silabando, lê fluentemente

Palavras : Polissílabas: Não lê, lê silabando, lê fluentemente
Leitura de Frases: Compreende, não compreende, lê silabando ou fluentemente
Leitura de Textos. Compreende, não compreende, lê silabando ou fluentemente.
Para avaliar a escrita o professor (a) solicitará que a criança escreva espontaneamente o seu nome em papel ofício.
Deixar a criança bastante a vontade para escrever, pedir que a mesma escreva da melhor maneira que ela souber, sem se preocupar se estar certo ou errado. Procure estimular a criança, perguntando: quantas letras você acha que precisa para escrever seu nome? Quais os sons que você escuta quando fala essa palavra? Quais letras você acredita que pode usar?

Jamais dizer quais letras a criança deverá utilizar.