BIBLIOGRAFIA HENRI WALLON
quinta-feira, 19 de novembro de 2009 by Reciclagem de Artigos in

BASTOS, Alice Beatriz B. I. e DÉR, Leila Christina S. Estágio do personalismo. In MAHONEY, Abigail Alvarenga e ALMEIDA, Laurinda R. de. (org.). Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2000.

DANTAS, Heloysa. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992

DÉR, Leila Christina Simões e FERRARI, Shirley Costa. Estágio da puberdade e da adolescência. In MAHONEY, Abigail Alvarenga e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs.). Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2000.

GALVÃO, Izabel. Emoções e conflitos: análise da dinâmica das interações numa classe de educação infantil. Tese de doutorado, Faculdade de Educação: USP, 1998.

_____. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 44.

LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992

MAHONEY, Abigail Alvarenga e ALMEIDA, Laurinda R. de. (org.). Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2000.

OLIVEIRA, Marta Kohl. O problema da afetividade em Vygotsky. In LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Anuário do GT de Psicologia da Educação. ANPED, set. 2000.

WALLON, H. A crise da personalidade (três anos). Afirmação do eu e objetividade. In WEREBE, Maria José Garcia e NADEL-BRULFERT, Jacqueline. Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.

_____. A evolução psicológica da criança. Portugal: Edições 70, 1995.

_____. A formação psicológica dos professores. In Psicologia e educação da infância. Trad. de Ana Rabaça. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.

_____. Psicologia e educação da infância. Lisboa/Portugal: Editorial Estampa, 1975.

_____.A importância do movimento no desenvolvimento psicológica da criança. In Psicologia e educação da infância. Trad. de Ana Rabaça. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.

_____. A psicologia genética. In Psicologia e educação da infância. Trad. de Ana Rabaça. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.

_____. As causas psicobiológicas da desatenção na criança. In Psicologia e educação da infância. Trad. de Ana Rabaça. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.

_____. As etapas da sociabilidade na criança. In Psicologia e educação da infância. Trad. de Ana Rabaça. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.

_____. Cinestesia e imagem corporal visual do próprio corpo da criança. In Psicologia e educação da infância. Trad. de Ana Rabaça. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.

_____. O papel do “outro” na consciência do “eu”. In Psicologia e educação da infância. Trad. de Ana Rabaça. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.

_____. Os meios, os grupos e a psicogênese da criança. In Psicologia e educação da infância. Trad. De Ana Rabaça. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.

WEREBE, Maria José Garcia e NADEL-BRULFERT, Jacqueline. Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.