CARTA AO INQUILINO
segunda-feira, 16 de novembro de 2009 by Reciclagem de Artigos in

Senhor morador, Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos há bilhões de anos atrás está vencendo Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
1- Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
2 - Antes eu fornecia água em abundância; hoje não disponho mais desta quantidade.
Precisamos renegociar o uso.
3 – Por que algumas casas comem o suficiente e outros estão morrendo de fome se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos!
4 - Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!
5 – Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados.
Procurei alguns animais e não encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam...
6 - Não vi os peixes que moram nos rios e lagos. Você pescou todos? Onde estão?
7 - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul!
8 - Por falar em lixo, que sujeira! Encontrei objetos estranhos pelo caminho...isopor, pneus, plásticos...
Bom... É hora de conversarmos.
Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato? Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.

Você pode mudar? Aguardo respostas e atitudes... Assinado Sua casa, A Terra.



OBJETIVOS DA EDUCAÇÃOAMBIENTAL


Devem estar em sintonia Realidades Social Econômica Política Cultural Ecológica
C & T.
Para prover Conhecimento Compreensão Percepção dos vários fatores do M.A. Complexidade Interação Evolução Adaptação. Para mudar Hábitos Posturas Comportamentos que sejam capazes de promover Envolvimento em Ações.
Que busquem Manutenção e melhoria da qualidade de vida Visão
Holística.

Estado da Arte
Adams
Para falar em Educação Ambiental, necessariamente devemos falar de: atitudes, de cultura, de qualidade de vida, de respeito, de ética, de cidadania, de sociedade, de natureza, de recursos naturais, de água, de energia, de ar, de terra...
Freire
Se a educação quer cumprir o seu papel como fomento crítico, formador/ despertador da consciência, politizador, terá de reinserir em sua história em sua cidade, em seu meio, o educador como sujeito capaz de interagir com um ambiente, já que este está diretamente interligado à vida do educando. Trata-se de uma inserção sócio-ambiental que dá sentido maior à vida humana, porque age para construir uma sociedade melhor, justa e com qualidade de vida.
só a "ecosofia", uma articulação entre o que considerou "os três registros ecológicos" - meio ambiente físico, relações sociais e subjetividade humana -, é que pode dar conta das questões ambientais (Guattari)
“a educação ambiental pode ter um caráter multidisciplinar, isto é, estar integrada a todas as matérias presentes no currículo escolar. Além disso, pode ser ensinada em todos níveis escolares atingindo, assim, desde o jardim de infância, até o último ano de escolaridade”.

No plano Nacional, temos a Lei 6938/81 que dispõe sobre os fins, mecanismos de formulação e aplicação da Política Nacional de Meio Ambiente. Em seu décimo princípio estabelece que:

"Educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente."
Por outro lado a Constituição de 1988 em seu artigo 225, parágrafo primeiro diz que:

"Promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.