Vemos em nossa trajetória uma mesma realidade: alunos desinteressados pelo estudo, Professores desestimulados em ensinar. Será que a educação perdeu o seu rumo? Acreditamos que não. O que aconteceu foi que os tempos mudaram, e nós, continuamos presos a métodos de ensino ultrapassados. Continuamos a ensinar da mesma maneira que nossos avôs. Pegamos a revista e lemos, linha por linha, ponto por ponto. O que era para ser um instrumento de pesquisa tornou-se o elemento principal.
Hoje nossos alunos têm em suas casas computadores, televisões, jogos interativos. O que lhes proporcionamos em classe? Muitas vezes não temos recursos, nem mesmo para fazer um cartaz para motivar a aula. De alguma forma nós precisamos inovar para despertar em nossos alunos o interesse. Ler a lição é fácil, estimular que é difícil, pois só se estimula quando se está estimulado e muitas vezes o professor não está. Sendo assim é fácil saber o que vem na próxima aula. O filósofo Sócrates, descobriu um método diferente de ensinar, partindo do conceito de que cada um tem o conhecimento, e o mestre é apenas um instigador, este processo foi denominado de maiêutica, pois parte do princípio de ajudar os alunos a trazerem a luz suas idéias, assim como antigamente as parteiras ajudavam as mães a darem a luz a seus filhos . ( na realidade Jesus fazia isso muito bem, como grande mestre que foi ). É isso que precisa acontecer o professor precisa assumir o papel de instigador. Precisa interagir e despertar o aluno desse sono profundo. Fazer com que eles assumam a responsabilidade de pensarem e dizerem o que pensam a respeito do texto em estudo e não pensar por eles, falar por eles.
Enquanto alguns professores procuram um jeito de envolverem seus alunos; outros preferem somente criticá-los (é mais cômodo). Nada funciona sem envolvimento, sem entusiasmo.
A didática pode ser uma aliada do professor nessa tarefa de envolver. Em vez de leituras massacrantes; que tal pesquisa; reportagens envolvendo o tema em estudo; filmes; jogos?! Temos várias formas de buscar a participação dos alunos, fazê-los sentirem-se indispensáveis, importantes. Um aluno estimulado se transformará em um pesquisador, num participante assíduo. São maiores as chances de que ele leia as atividades por sentir-se seduzido a conhecer novas possibilidades Sem imposições.
Bom seria se o professor conduzisse suas aulas como se tivesse no teatro, onde tem-se o script, mas no desenrolar da peça a participação fundamental é do espectador. O aluno sempre tem que ser o ator principal da peça.
O professor deve ser um entusiasta, deve acreditar e terá a capacidade de fazer, de mudar, de transformar a realidade em que se encontra. Quando há entusiasmo, há ação.
A palavra está com você professor, você tem em suas mãos a fórmula para mudar essa realidade, basta entusiasmar-se, e terá coragem para mudar. Você verá a diferença na próxima aula.
UM ESPAÇO ESPECIAL PARA TROCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, NOVAS AMIZADES...
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- Profissional Inscrita na ABPp Nº 821 Atendimento Psicopedagógico a crianças e adolescentes com: Dificuldades de aprendizagem em geral. Uma Pedagoga e Psicopedagoga que acredita na afetividade e humanização atraves da educação.
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Que bom saber que tenho a fórmula e o que está me faltando é o entusiasmo!!!oba!!!