UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
HENRI WALLON/IZABEL GALVÃO
Sumário:
· Apresentação da coleção .....................................................................p.7
· Introdução .....................................................................p.11
· Capitulo I - Perfil de um humanista .....................................................................p.15
· Capitulo II- Uma psicogênese da pessoa completa .................................................p.27
· Capitulo III- A complexa dinâmica do desenvolvimento infantil ..............................p.39
· Capitulo IV- Conflitos eu - outro e a construção da pessoa .....................................p.49
· Capitulo V- As emoções: entre o orgânico e o psíquico ..........................................p.57
· Capitulo VI- Dimensões do movimento .....................................................................p.69
· Capitulo VII- Pensamento, linguagem e conhecimento..............................................p.77
· Capitulo VIII-Educação: entre o individuo e a sociedade ...........................................p.89
· Capitulo IX - Uma educação da pessoa completa .....................................................p.97
· Capitulo X – Reflexão sobre a prática pedagógica: enfocando situações de conflito .103
· Capitulo XI - Atitude diante da teoria........................................................................p.113
Texto selecionado .....................................................................................................p.115
Bibliografia do autor .................................................................................................p.123
Bibliografia consultada .............................................................................................p.133
1. Apresentação da coleção
[...] A historia da cultura ocidental revela-nos que a educação sempre esteve ligada á teoria, produzida tanto no âmbito da filosofia como no âmbito das ciências humanas em geral. Esse vínculo entre a visão filosófica e a intenção pedagógica é extremamente relevante e imprescindível a formação filosófica do educador, seja no campo da produção do conhecimento, seja no campo da avaliação dos fundamentos dos agir, seja ainda no campo da construção da imagem da própria existência humana. Pois a educação se vincula, direta e intrinsecamente, com as abordagens epistemológicas, antropológicas e axiológicas, presentes, explicitas ou implicitamente, nas produções teóricas da filosofia e das ciências humanas. Esse roteiro inicial de pesquisa e de reflexão privilegia pensadores modernos e contemporâneos, que estão marcando mais nitidamente a reflexão dos tempos atuais, contemplando também os pensadores clássicos, da antiguidade da modernidade e pensadores brasileiros que já deram sua contribuição ao debate teórico, subsidiando a compreensão de nossa problemática educacional. (p.09)
2. Introdução
[...]
UM ESPAÇO ESPECIAL PARA TROCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, NOVAS AMIZADES...
Blog Archive
-
▼
2009
(78)
-
▼
dezembro
(33)
- COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
- É preciso ouvir a voz do professorado
- Educar é...
- É PRECISO SENTIR A MUDANÇA LA DENTRO!
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO PEDAGOGICO
- GAZETA/Cara de bravo/Motivação individual
- Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”.
- Noções do saber-fazer Psicopedagogia
- NOVAS CARACTERISTICAS DO PROFESSOR
- NOVENA NOSSA SENHORA DO CARMO
- O multiculturalismo e o diálogo na educação
- O professor pesquisador e reflexivo
- CARACTERÍSTICAS QUE VALORIZAM O PROFESSOR
- O planejamento educacional
- Que tipo de profissional você quer ser?
- É preciso saber recomeçar…Difícil mas pode valer a...
- RECEITA DE VITORIA
- A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS N...
- TERÇO DAS LÁGRIMAS DE SANGUE DE MARIA ROSA MISTICA
- Tipos de chefes/ onde o seu se enquadra?
- TROCA DE SEGREDOS
- UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- PANETONE DA FELICIDADE E MUITO MAIS PARA RIR....
- TEXTOS DIVERSIFICADOS!
- A RELAÇÃO AFETIVIDADE-APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DA...
- Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contri...
- PENSANDO EM INSERÇÃO SOCIAL
- Leitura como autoconstrução do educador
- Antônio Nóvoa
- A IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM PARA A INSERÇÃO SOCIAL
- REFLETIR SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA
- Intencionalidade: palavra-chave da avaliação
- Alunos Desinteressados ou Desestimulados?
-
▼
dezembro
(33)
About Me
- Reciclagem de Artigos
- Profissional Inscrita na ABPp Nº 821 Atendimento Psicopedagógico a crianças e adolescentes com: Dificuldades de aprendizagem em geral. Uma Pedagoga e Psicopedagoga que acredita na afetividade e humanização atraves da educação.
Seguidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)