UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
terça-feira, 29 de dezembro de 2009 by Reciclagem de Artigos in

UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
HENRI WALLON/IZABEL GALVÃO
Sumário:

· Apresentação da coleção .....................................................................p.7
· Introdução .....................................................................p.11
· Capitulo I - Perfil de um humanista .....................................................................p.15
· Capitulo II- Uma psicogênese da pessoa completa .................................................p.27
· Capitulo III- A complexa dinâmica do desenvolvimento infantil ..............................p.39
· Capitulo IV- Conflitos eu - outro e a construção da pessoa .....................................p.49
· Capitulo V- As emoções: entre o orgânico e o psíquico ..........................................p.57
· Capitulo VI- Dimensões do movimento .....................................................................p.69
· Capitulo VII- Pensamento, linguagem e conhecimento..............................................p.77
· Capitulo VIII-Educação: entre o individuo e a sociedade ...........................................p.89
· Capitulo IX - Uma educação da pessoa completa .....................................................p.97
· Capitulo X – Reflexão sobre a prática pedagógica: enfocando situações de conflito .103
· Capitulo XI - Atitude diante da teoria........................................................................p.113
Texto selecionado .....................................................................................................p.115
Bibliografia do autor .................................................................................................p.123
Bibliografia consultada .............................................................................................p.133

1. Apresentação da coleção

[...] A historia da cultura ocidental revela-nos que a educação sempre esteve ligada á teoria, produzida tanto no âmbito da filosofia como no âmbito das ciências humanas em geral. Esse vínculo entre a visão filosófica e a intenção pedagógica é extremamente relevante e imprescindível a formação filosófica do educador, seja no campo da produção do conhecimento, seja no campo da avaliação dos fundamentos dos agir, seja ainda no campo da construção da imagem da própria existência humana. Pois a educação se vincula, direta e intrinsecamente, com as abordagens epistemológicas, antropológicas e axiológicas, presentes, explicitas ou implicitamente, nas produções teóricas da filosofia e das ciências humanas. Esse roteiro inicial de pesquisa e de reflexão privilegia pensadores modernos e contemporâneos, que estão marcando mais nitidamente a reflexão dos tempos atuais, contemplando também os pensadores clássicos, da antiguidade da modernidade e pensadores brasileiros que já deram sua contribuição ao debate teórico, subsidiando a compreensão de nossa problemática educacional. (p.09)

2. Introdução

[...]