TEXTOS DIVERSIFICADOS!
terça-feira, 29 de dezembro de 2009 by Reciclagem de Artigos in

ORAÇÃO DE SEGURANÇA NO TRANSITO
Deus,
Com seu amor e sabedoria infinita, me oriente e me proteja.
Obrigado Deus, Obrigado Mestre, Obrigado meus antepassados.
Obrigado Papai e Mamãe. Obrigado sogro e sogra, obrigado esposo ou esposa,
Obrigado filhas e filhos, obrigado chefe, obrigado colegas, obrigado todas as pessoas.
Obrigado todas as coisas do céu e da terra, obrigado motorista que vai á frente.
Obrigado motorista que vem atrás, obrigado motorista do lado direito, obrigado motorista do lado esquerdo, Deus oriente e proteja a todos. Motorista poupe a sua vida e a de todos.
Pois cada vida é vida de Deus, obrigado, obrigado, obrigado.
COMO ESTUDAR?
Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Requer também muita disciplina e domínio de algumas técnicas - ás vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.
Para mostrar esses recursos e facilitar a vida do estudante, temos algumas dicas que levam a um grande futuro.
COMO LER BEM:
Qualquer leitor tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler, disposto a aprender e aproveitar a leitura.
Devorar centenas de paginas não leva a nada. Recomenda-se, em geral que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior.
Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ou assinalar passagens.
Ao encontrar expressões especializadas, procure conhecer e a notar seus significados.
Mas lembre-se o trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.

METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA
Estratégias de Leitura (Isabel Solé)
Sugestões de musicas: cidadão (Zé Geraldo)
Asa Branca (Luiz Gonzaga) A linguagem de um povo (Maria Célia Tavares)
Bons leitores não são apenas os que compreendem mais e melhor os textos que lêem, mas os que sentem prazer e gosto pela leitura!
Ler para aprender...
O processo de leitura deve garantir que o aluno compreenda o texto e que construa uma idéia sobre seu conteúdo, extraindo o que lhe interessa, permitindo parar, pensar, recapitular, relacionar a informação com o conhecimento prévio (antes da leitura) formular perguntas, decidir o que é importante e o que é secundário.
Existe alguma disciplina em que não seja necessário ler?
O que é ler? Existe um objetivo para guiar a leitura? Sempre lemos para algo, para alcançar alguma finalidade.
A aquisição da leitura é imprescindível para agir com autonomia nas sociedades letradas.
Os textos são diferentes e oferece diferentes possibilidades, diferentes na sua forma, conteúdo, letras palavras, conto, relatório de pesquisa, romance policial, jornal, enciclopédia
Analfabeto funcional - pessoas que freqüentaram a escola aprenderam a ler e escrever mas não podem utilizar de forma autônoma a leitura e a escrita nas relações sociais diárias. (ordinárias).
Acolhida - bichos de estimação -(mas/fem)Dinâmica - encontrando o parPratica de leitura - distribuir fábulas para os grupos e confeccionar fantoches dos personagens.Dramatização (apresentação dos fantoches)Em grupo criando animaisDesfile dos bichosProdução Textual - recriando as fábulas9quarteto, dois pares de animais)Avaliação.Sugestão:Trabalhar os contos "o patinho feio" e o "gato que gostava de cenoura"Ressignificar a nossa prática pedagógica com:A árvore da amizadeFestival de alegria(texto fatiado)PalhaçosMúsicasHistoria Interativa(estratégia de leitura auditiva, oral, visual. Confeccionar envelope com bolinhas de crepom para contar uma historia utilizando os comando “nosso código”
Códigos:
Amor (coração) amigo (aperto de mão) escola (pés no chão) bem vindos(aplausos)alegria(grito) riso (gargalhada) solidariedade (abraço coletivo) aprendizagem (chuva com bolinas de crepom)Ler e escrever(gosto de ler e escrever)Corpoterapia
Arteterapia (confecção de palhaço com folha de oficio, utilizando a matemática com as dobraduras: retangular, diagonal,quadrado, losango triângulo etc.)Interpretação de músicaDesenho cego ( chama um voluntario para pintar na lousa com uma fenda nos olhos, pede para chamar alguém de sua confiança para ser seu guia. Pergunta a classe qual desenho ele deve construir.)
Refletir a dificuldade com a relação, dificuldade de não perceber o espaço, o limite sem o conhecimento da construção da aprendizagem.

Cada texto tem um contexto.
“Música – a vida é um moinho” de cada amor tu herdarás só o cinismo, quando notares esta a beira do abismo, abismo que cavastes com teus pés’
Historia da musica Flor de Liz.
A dor pode ser transformada em poema e arte.
Varal de poesias com moldes - moldes de vestido, saia, calcinha etc.
Recorta palavras e confecciona nos moldes um texto poema.
(Libélulas – textos dadaístas)Carta ao PresidenteDesidrata
PROGRAMAÇÃO:
SLIDES:
Libertando o professor, brincando com provérbios, teste Dalai Lama, teste gravidez.
Portfólio docente/caderno de percurso=Display Book
Dialogo entre os textos: Vitor Hugo e Geraldo Barros
Professor: Critico-pesquisador-criativo-reflexivo-ativo-inventivo
Texto: tipos de assalto pelo Brasil – Pode encenar com 7 alunos
SD – seqüência didática é um planejamento a curto prazo para 15 dias.
Competências fazer uso das habilidades.
Habilidades especificidades de ações.
Oralizar é verbalizar um texto
Oralidade ouvir, entender, expressar...
Bully (ataque, pirraça)
Pornografia (quando escreve)
Pornofonia (quando fala)

Esperança não de esperar, mas de pensar e acreditar no futuro!
A metodologia é filhotinha do saber da formação do individuo
Técnicas praticas ( com vela e Bombril)
BOMBRIL- Pega papel colorido faz o molde e passa o bombril
Confecção do pássaro: com folha de oficio e lápis de cera pinta as duas partes da folha com círculos rápidos encontra a diagonal no papel para ficar quadrado e vai formando... (ver anexo)
Mensagem com molde de lâmpada para colocar no correio de mensagens.
Confecção do boneco (identidade)
Molde lacunado /Pausa protocolada ex. iniciar parágrafos deixando lacunas para eles completarem. Serve para demarcar a aprendizagem do aluno com a construção textual.
Pegar uma musica e apagar as rimas para eles completarem.
Slide língua portuguesa o que é ensinar?
Oficio do mestre (Cezarella e Jusceli)
Técnicas com Bombril, giz de cera, velas etc.
Retrato da turma (contrato pedagógico) faz um painel e vai colocando os bonecos personalizados por cada aluno.
Promover uma produção textual.
Na seqüência tipológica temos a seqüência descritiva com a musica dobra, dobra , dobrou, rasga, rasga, rasgou
Formar um corpo humano com papel oficio e personalizar.
AMAR A SI MESMO
Jesus Cristo resumiu todos os mandamentos em apenas dois:
Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22, 37,39)
Desse segundo mandamento podemos concluir o seguinte: amar a mim mesmo é tão bom e legitimo que devo amar o próximo do mesmo modo que me amo. Portanto, Jesus não condenou o amor-próprio, a auto-estima. Pelo contrario, colocou-o como ponto de partida para o amor ao próximo.
NINGUEM DÁ O QUE NÃO TEM
Só se pode dar aquilo que se tem. Quem não tem dinheiro, por exemplo, não pode doá-lo a outras pessoas. Do mesmo modo quem não tem amor a si próprio não pode amar o próximo. Quanto menos me amar, menos posso amar o outro. E quanto mais me amar, mais amor possuo para dar aos outros.
O executivo perguntou o que o Mestre considerava o segredo de uma vida bem-sucedida.
-todo dia, faça uma pessoa feliz.
-respondeu o Mestre e completou: ainda que tal pessoa seja você mesmo. Depois de um minuto, o Mestre tornou á carga:
-Principalmente se essa pessoa for você mesmo.