A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS NA SALA DE AULA
terça-feira, 29 de dezembro de 2009 by Reciclagem de Artigos in

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS NA SALA DE AULA
Resumo: Trabalhar as relações intra e interpessoais na sala de aula é o objetivo deste trabalho. Como objetivo geral subsidiar reflexões e atividades que vão ao encontro à necessidade que todo ser humano tem de conviver em grupo, bem como conhecer-se para poder conhecer o outro, proporcionando assim, uma nova consciência sobre a importância das relações intra e interpessoais para nossa vida.

Através da prática exercida na área da educação, percebo o quanto é importante haver um bom relacionamento entre professores e alunos.
No decorrer de minha experiência, me deparei com situações constrangedoras,
onde pude observar a falta de comprometimento de alguns educadores com seus educandos, pois os mesmos, muitas vezes, são tratados de uma maneira mecânica, como se estivessem na escola apenas com o objetivo de receber os conteúdos.
É comum encontrarmos em nossas escolas, professores acomodados, que não percebem a importância de seu papel na vida emocional e afetiva das crianças, geralmente esses profissionais trabalham para as crianças, e não com as crianças.
Esquecem que as mesmas, são seres humanos, e como tal, necessitam de amor, carinho e atenção, para assim sentirem-se seguras e capazes de desenvolverem suas potencialidades.
Goleman nos diz que: As aptidões emocionais podem e devem ser desenvolvidas no ambiente familiar e na escola. A base genética que determina nossas características emocionais se consolida ao longo da infância. Sendo assim, um desenvolvimento positivo nesta fase se refletirá em todos os aspectos da vida futura.
(Goleman, 1997, p. 14)
Conforme as palavras de Goleman, não há como separar a afetividade do processo educativo e nem exigir do aluno um bom relacionamento coletivo, se o mesmo não conhece a si mesmo.

Baseando-se nestes conceitos, considero de fundamental importância trabalhar as relações intra e interpessoais na sala de aula.
Subsidiar reflexões e atividades que vão ao encontro à necessidade que todo ser humano tem de conviver em grupo, bem como conhecer-se para poder conhecer o outro, proporcionando assim, uma nova consciência sobre a importância das relações intra e interpessoais para nossa vida.

Com objetivos de :
· Reconhecer-se como a pessoa mais importante para si mesmo.
· Identificar e valorizar as diferenças encontradas no grupo.
· Reconhecer a amizade como parte fundamental de nossas vidas.
· Expressar sentimentos bons e ruins, entendendo-os como necessários na convivência social quando usamos de maneira saudável.
· Reconhecer as brincadeiras como forma de socialização.
· Valorizar cada um como ser único, levando em conta suas qualidades e defeitos.

· Reconhecer seus direitos e saber que também há deveres a serem cumpridos.
Conceitos a serem desenvolvidos:
- O que é ser amigo?;
- Como é divertido brincar;
- Direitos e deveres;

Metodologia :

Apresentar para as crianças uma caixa enfeitada, com um espelho dentro. Comentar que dentro da caixa existe um presente muito importante para cada um. Em seguida, em círculo, passar a caixa para que cada um abra e veja o que tem dentro. Não poderá ser comentado nada, até o último aluno ver o conteúdo da caixa.
Para finalizar a atividade, cada aluno deverá comentar sobre a experiência.

Confecção do porta-retrato da pessoa mais importante, onde cada um deverá se desenhar.
Sentados em círculo estará passando entre as crianças, uma boneca para que cada um toque. Após cada um ter tocado a boneca, terão que repetir o gesto, mas agora tocando o colega.
Conversa sobre o que é ser amigo, em seguida, em grupos deverão representar em forma de desenho o que é ser amigo.
Brincar de "Coelhinho sai da toca".
Cada criança deverá refletir sobre: O que sentiu na hora de brincar; Costuma brincar na escola; existem pessoas adultas que brincam com você; Você acha as brincadeiras importantes, por quê; Qual seu brinquedo preferido.
Confeccionar um brinquedo utilizando sucatas.
Fazer o desenho da brincadeira que mais gosta.
Relatar algumas atividades coletivamente num cartaz, onde a professora será escriba.
"Direitos e deveres".
Conversar sobre o vídeo assistido e representá-lo em forma de dramatização.

AVALIAÇÃO:
A avaliação das atividades, bem como do desempenho dos alunos, será feita constantemente, no decorrer das aulas, conforme o interesse do grupo. Sendo que as atividades propostas são flexíveis, e podem ser modificadas de acordo com as necessidades, no decorrer do trabalho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARGYLE, Michael. A interação social: relações intra e interpessoais e comportamento
social. São Paulo: Zahar, 1967.
BUSCAGLIA, Leo. Amor. Rio de Janeiro: Record, 1996.
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: Artes
médicas, 1995.
GOLEMAN, Daniel. A inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
ARGYLE, Michael. A interação social: relações intra e interpessoais e comportamento
social. São Paulo: Zahar, 1967.
BUSCAGLIA, Leo. Amor. Rio de Janeiro: Record, 1996.
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: Artes
médicas, 1995.
GOLEMAN, Daniel. A inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.