O planejamento educacional
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 by Reciclagem de Artigos in

O planejamento educacional torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação; mesmo porque, é o instrumento básico para que todo o processo educativo desenvolva sua ação , num todo unificado, integrando todos os recursos e direcionando toda ação educativa. Somente com a elaboração do planejamento se pode estabelecer o que se deve realizar para que as finalidades possam ser atingidas. Sem o planejamento não é possível estipular metas e sem metas, os objetivos da educação não são alcançados.
O planejamento deve ser apenas norteador do processo, e não delimitador, deve adequar-se a cada realidade educativa. Cada escola precisa adequar os planejamentos a realidade de sua região, fazendo isso, estará respeitando também a realidade de seus alunos. Essa adequação tornará o processo educativo muito mais eficaz. Se os planejamentos tiverem como meta principal o indivíduo, o processo educativo terá mais condições de atender aos anseios do educando e assim tornar-se mais eficiente em seus objetivos educacionais. A jornada educativa não é fácil, é necessário amor e sensibilidade para continuar buscando os melhores resultados no processo educativo.
O Planejamento Educacional é importante para direcionar e equilibrar o que vai ser realizado, evitando a improvisação e estabelecendo caminhos para nortear a vida.Para se planejar com êxito é preciso empenho daquele que planeja. Dedicação é um fator fundamental na elaboração de um plano. O planejamento educacional é a bussola para que o docente realize bem suas apresentações, sem ele o educador não executa com firmeza seus objetivos