domingo, 3 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

CARTA 2070

Eu sou o seu Planeta, o seu paraíso, presente de Deus, que lhes oferece tudo o que é necessário. Preciso da sua ajuda e peço que cuidem bem de mim plantando, reciclando, despoluindo, para que possamos viver em harmonia novamente, para que muitos animais e plantas continuem vivendo e para que as condições de vida humana melhorem, antes que seja tarde demais.
Ano 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Havia muitas árvores nos parques. As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por aproximadamente uma hora. Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.

Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma.
Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção. Pensávamos que a água jamais poderia terminar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados.

Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.
As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. A indústria está paralisada e o desemprego é dramático.
As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um bujão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para se beber era oito copos por dia, por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.

A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo. Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água. A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera.
Com o ressecamento da pele, uma jovem de 20 anos parece ter 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível.
Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos. Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: 137 m3 por dia por habitante adulto.
Quem não pode pagar é retirado das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar. Não são de boa qualidade, mas se pode respirar. A idade média é de 35 anos.

Em alguns países restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui não há árvores porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer uma precipitação, é de chuva ácida.
As estações do ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústrias do século XX. Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonito eram os bosques. Lhe falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse. O quanto nós éramos saudáveis!

Ela pergunta-me: Papai! Por que a água acabou? Então, sinto um nó na garganta
Não posso deixar de me sentir culpado porque pertenço à geração que acabou de destruir o meio ambiente, sem prestar atenção a tantos avisos.
Agora, nossos filhos pagam um alto preço Sinceramente, creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreenda isto...
...enquanto ainda é possívelfazer algo para salvar o nosso planeta Terra!

ESSA CARTA NO LEVA A UMA GRANDE REFLEXÃO, É UM CHOQUE PARA A REALIDADE EM QUE NOS ENCONTRAMOS UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA MUDARMOS NOSSAS ATITUDES, DEPENDE DE CADA UM DE NÓS MUDARMOS O CURSO DA HISTORIA DESSE PLANETA... SE COMEÇARMOS A FAZER ALGO DESDE JÁ CONSUMIR COM CONSCEINCIA, RESPONSABILIDADE...
Nos dois últimos séculos o homem destruiu o meio natural, confiante na idéia de que a natureza é infinita pensava que os danos seriam corrigidos. Hoje sabemos que muitos dos graves danos causados a biosfera não se corrigem por si. E ai esta a ameaça a sobrevivência humana. Ainda prevalece muito discurso e pouca ação.
O homem se coloca no centro do universo como se estivesse acima da natureza que pode usar e abusar dos recursos naturais. Ele é parte integrante da biosfera e sofrerá as conseqüências das profundas mudanças que estão ocorrendo. Comprometendo o seu padrão de vida e o futuro das novas gerações.
Um chefe “indígena do século passado Seatle dizia:” a terra não pertence ao homem; o homem pertence a terra.isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. O que acontece com a terra recairá sobre os filhos da terra; o homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios, tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo. O que ocorre com os animais em breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo. O homem da sociedade moderna e industrial não percebeu que faz parte da natureza e que com ela deve manter uma intima interligação, pois jamais poderá destrui-la sem totalmente se destruir.
Diante de tudo isso é fácil perceber que a sobrevivência da humanidade depende de uma nova atitude do homem em relação à natureza. Somente uma mudança de mentalidade e na maneira de agir poderá evitar profundas alterações na biosfera que irá comprometer certamente o futuro das novas gerações. É preciso que se encarem os elementos da natureza como aliados e não como inimigos, ou meros recursos a serem explorados. Este é o desafio para os próximos anos ajudar com o nosso exemplo e como novas formas de pensar a natureza.


CARTA AO INQUILINO

Senhor morador, Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos há bilhões de anos atrás está vencendo Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
1- Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
2 - Antes eu fornecia água em abundância; hoje não disponho mais desta quantidade.
Precisamos renegociar o uso.
3 – Por que algumas casas comem o suficiente e outros estão morrendo de fome se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos!
4 - Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!
5 – Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados.
Procurei alguns animais e não encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam...
6 - Não vi os peixes que moram nos rios e lagos. Você pescou todos? Onde estão?
7 - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul!
8 - Por falar em lixo, que sujeira! Encontrei objetos estranhos pelo caminho...isopor, pneus, plásticos...
Bom... É hora de conversarmos.
Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato? Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.

Você pode mudar? Aguardo respostas e atitudes... Assinado Sua casa, A Terra.

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃOAMBIENTAL

Para falar em Educação Ambiental, necessariamente devemos falar de: atitudes, de cultura, de qualidade de vida, de respeito, de ética, de cidadania, de sociedade, de natureza, de recursos naturais, de água, de energia, de ar, de terra...
Freire
Se a educação quer cumprir o seu papel como fomento crítico, formador/ despertador da consciência, politizador, terá de reinserir em sua história em sua cidade, em seu meio, o educador como sujeito capaz de interagir com um ambiente, já que este está diretamente interligado à vida do educando. Trata-se de uma inserção sócio-ambiental que dá sentido maior à vida humana, porque age para construir uma sociedade melhor, justa e com qualidade de vida.
só a "ecosofia", uma articulação entre o que considerou "os três registros ecológicos" - meio ambiente físico, relações sociais e subjetividade humana -, é que pode dar conta das questões ambientais (Guattari)
“a educação ambiental pode ter um caráter multidisciplinar, isto é, estar integrada a todas as matérias presentes no currículo escolar. Além disso, pode ser ensinada em todos níveis escolares atingindo, assim, desde o jardim de infância, até o último ano de escolaridade”.

No plano Nacional, temos a Lei 6938/81 que dispõe sobre os fins, mecanismos de formulação e aplicação da Política Nacional de Meio Ambiente. Em seu décimo princípio estabelece que:

"Educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente."
Por outro lado a Constituição de 1988 em seu artigo 225, parágrafo primeiro diz que:

"Promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.