ELEGENDO O OUTRO
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

Comente com a turma que é chegada a época de eleições em uma cidade imaginaria e que ali, bem á sua frente, está a sua participativa população. O pleito a desenvolver-se em breve será para o ilustre cargo de prefeito daquela pacata cidade, cujo povo tem uma conduta tão peculiar. Por que peculiar? Todos irão logo saber. Diga-lhes que você foi nomeado pelo governador para organizar o processo eleitoral daquela localidade e que, em vista disso, precisa inscrever os candidatos que concorrerão ao cargo. Anote os nomes dos concorrentes no quadro. Informe que, por imposição legal, deverá haver um número par de candidatos.

Convoque dois deles para se destacarem do grupo, enquanto os demais – naquele momento – farão parte da massa que exercerá o sagrado direito da cidadania. Explique aos dois candidatos quais são as regras finais: eles deverão tirar no “par-ou-ímpar” quem começará o embate político. Estabeleça o tempo de três minutos para cada um usar a palavra.
Feito isso, o primeiro dará inicio, discursando em favor do adversário. Isso mesmo! O discurso deverá ser recheado dos maiores elogios ao político concorrente e das maiores críticas a si mesmo, como possível prefeito da cidade.
Esgotado o tempo do primeiro candidato, passe a voz ao segundo – que deverá ter o mesmo procedimento em relação áquele que o antecedeu. Assim que este terminar, peça que a população ali reunida aclame, levantando a mão, o vencedor daquela eleição – isto é, aquele que melhor defendeu as qualidades do adversário, em prejuízo das suas.
O jogo prosseguirá com a convocação de mais uma dupla de candidatos, que repetirá os mesmos procedimentos.

Referencia:
MIRANDA, Simão de Professor, não deixe a peteca cair! 63 idéias para aulas criativas.p.69