Qual o foco do psicopedagogo?
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in


O psicopedagogo tem que trabalhar dentro das diferenças, entrar de cabeça dentro de um paradoxo que faz parte de nossa vida, por isso tem que ter muita reflexão.A questão da aprendizagem é uma questão central da psicopedagogia, existe milhões de teorias para se explicar à aprendizagem, mas nunca explicaremos totalmente a aprendizagem, porque nós fazemos parte da aprendizagem, a aprendizagem é processo, aprendizagem é vida, não é finito, ou melhor, só deixamos de aprender quando morremos, nossa última aprendizagem é aprender a morrer.
Para que eu possa trabalhar como psicopedagoga institucional (escola) eu devo ser parceira das professoras é claro! Tenho que entrar na classe, detectar as crianças rejeitadas, as atentas e desatentas, as que faltam etc., ou seja, conhecer o perfil da classe.
Olhar, enfim, a dinâmica do que acontece naquele lugar específico de ensino e aprendizagem.

Trabalhar com psicopedagogia dentro da instituição requer outro paradigma. O psicopedagogo trabalha com a questão da aprendizagem enquanto o coordenador trabalha no campo da ensinagem.

Não vamos tirar o lugar do coordenador pedagógico que vai trabalhar com os programas, grades curriculares e planejamento de ensino, vamos trabalhar a pessoa deste profissional em ativa relação com o seu saber adquirido no decorrer da sua vida, dando significado na sua prática.

A psicopedagogia trabalha com dificuldades (em vários níveis) do aprender, tanto do aprender de quem ensina como o do aprender de quem aprende.
É importante se trabalhar a pessoa do profissional da educação, e essa não é a função nem do psicólogo e nem a do pedagogo, é a função do psicopedagogo institucional.

O psicopedagogo não pergunta por quê? Quando você pergunta por que, você fecha o quadro da resposta, quando você pergunta para que? Você amplia o seu quadro, e temos que estar sempre ampliando possibilidades, esta é a nossa função, é mostrar para o seu cliente as várias possibilidades que ele tem para sair daquela situação difícil e problemática. É se utilizar possibilidades criativas e eficazes, e só através da reflexão do professor e do seu aluno é que se conseguirá uma real transformação do indivíduo e isso é aprendizagem.
O psicopedagogo sugere alternativas de condutas, não impõe.
Literalmente não aprendemos a pensar, vivemos da maneira mais cômoda possível: paradoxalmente queremos fórmulas para ensinar. E como ensinar através de fórmulas indivíduos tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo? Isso é questão para a Psicopedagogia Institucional.

A psicopedagogia será a primeira profissão regulamentada do próximo milênio baseada na interdisciplinaridade. Isto é um marco histórico.
Não devemos trabalhar com as perdas, mas sim com as trocas. A vida é um paradoxo, a hierarquia sempre irá existir, mas não como forma de poder e manipulação, mas como forma de parceria.
O psicopedagogo na instituição não vai trabalhar com métodos, estratégias de ensino, que é a área do pedagogo. Assim como os "distúrbios" serão trabalhadas pelo psicólogo.O psicopedagogo vai trabalhar a pessoa do professor, o que ele tem de melhor, o aqui e agora, é um trabalho bem gestáltico, é um trabalho de transformação.Essa transformação deve fazer com que o professor não veja o seu aluno como inimigo, mas que veja como parceiro, trabalhar em parceria.