DIREITO A FAMÍLIA
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

CONTEUDO – Os três porquinhos
JUSTIFICATIVA – Pela necessidade de conhecermos o direito da família se faz necessário, trabalhar este tema para que a criança valorize a importância de uma convivência familiar, porque a família para a criança é o alicerce para o seu desenvolvimento mental e social.

OBJETIVO – estimular uma reflexão sobre a vida das crianças, conscientizando sobre a importância de todos aos direitos garantidos pela constituição e pelo estatuto da criança e do adolescente, reconhecendo algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e espaço.

PROCEDIMENTOS –
1º Passo – Apresentar o titulo do conto “os três porquinhos”, aos alunos questionando-os sobre o que eles sabem a respeito.
2º Passo – Partindo do que os alunos falarem apresentar o texto, fazendo a leitura do mesmo, levantando hipóteses e fazendo inferências sobre o mesmo.
3º Passo - O professor irá coletar dados com questões do tipo:
1. O lobo tinha o direito de derrubar a casa dos porquinhos? Por quê?
2. Você acha correto a atitude dele?
3. Os porquinhos têm direito a uma casa?
4. E na sua família tem alguém como os porquinhos sem casa?
5. Alem da sua família, você conhece algum, caso do tipo?
6. O que foi feito para resolver este problema ele foi para casa de um irmão mais velho como aconteceu com os porquinhos?
7. Após pedir que os alunos façam uma reflexão, fazendo uma comparação sobre a vida dos porquinhos que ficaram sem casa, e meninos de rua que não tem um teto pra morar.
8. Em seguida exibição de um vídeo em que aparecem meninos de rua que perderam suas casas.
9. Partindo do vídeo exibido, pedir que produzam um texto, fazendo relação com um texto Os três porquinhos e o que foi discutido durante a aula.
PARA CASA- Pedir para os alunos procurarem em jornais ou revistas recortes de gravuras que representem a vida de meninos de rua sem teto. (No dia seguinte confeccionar o flanelógrafo).

RECURSOS- Televisão, vídeo, jornal, fita cassete, flanelógrafo, revistas, conto “os três porquinhos”.
AVALIAÇÃO – Oral, Escrita, Participativa.

MATEMATICA
Justificativa – As modernas tendências no ensino da matemática valorizam o ensino de geometria. Atualmente percebe-se que o trabalho com formas geométricas leva as crianças a adquirir senso de organização e de orientação espacial desenvolver coordenação viso-motora, melhorar a leitura, compreender com mais rapidez gráficos, mapas e outras informações visuais típicas de nossa sociedade.

Conteúdo- WWW.monica.com.br
Diversão – olho vivo 155, turma da Mônica
Geometria: linha aberta simples ou não simples
Linha fechada simples ou não simples

Objetivo: utilizar os conhecimentos matemáticos como instrumentos de compreensão do mundo a sua volta com diferentes registros gráficos, desenhos, esquemas, escritas numéricas, como recursos para expressar idéias, ajudando a descobrir formas.

Procedimentos metodológicos:
• Em primeiro lugar a professora apresentara a atividade de diversão com a turma da Mônica para que eles possam identificar a nuvem que corresponde a sombra.
• Em seguida a professora pergunta para os alunos qual é o tipo de linha usada no formato das nuvens.
• A professora apresentará algumas gravuras para os alunos onde serão levados a observar o que elas tem em comum: o fato de ser linha aberta simples ou não simples, linha fechada simples ou não simples.
• Feito isso os alunos irão reproduzir as linhas estudadas em classe, através de brincadeiras variadas no pátio. Por exemplo, com o corpo simular o “trajeto de um carro, de um trem, de um avião, etc; em que os “caminhos” ou “trajetos” sejam linhas abertas simples ou não simples, fechadas simples ou não simples. Colar pedaços de barbante em um afolha de papel reproduzindo as linhas geométricas obtidas como forma de registro da atividade, em seguida fará a exposição.
• Para casa: pedir para que os alunos tragam recortes de jornais ou revista gravuras com os tipos de linhas utilizadas em sala de aula.

Recursos- site WWW.monica.com.br, revistas, jornais, folha de papel oficio, barbante.

Referencias: site WWW.monica.com.br, diversão olho vivo 155, turma da Mônica

Considerações finais:
chegando ao final do trabalho percebi que os alunos obteve uma percepção de semelhanças e diferenças á classificação dos tipos de linhas geométricas estabelecendo relações entre conteúdo desenvolvido na aula para melhor compreensão no seu dia –dia.