EXPLANAÇÃO DO DVD (GESTÃO DEMOCRÁTICA)
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

Papel da avaliação institucional:
Analisar todo o processo para definir metas e diretrizes, isso é exercício de democracia dentro da escola. A avaliação é um processo que precisa da participação da comunidade.
Pensar a escola que temos e a escola que queremos construir. Refletir sobre o que esta andando bem, e o que esta deficitário. Que sugestões podem dar para melhorar. Qual o anseio de todos?
Estamos falando do professor como sujeito dentro do processo e do aluno com objeto de construção. Os educando são sujeitos concretos com sua historia de vida, suas realidades.
Avaliação como movimento do PPP O que é qualidade de ensino? Que qualidade a gente fala? Contribui para quê? Qualidade comprometimento com uma sociedade mais justa mais igualitária?
O professor chega à escola e não estar preparado para pensar na escola com uma rede, como um todo, mas apenas nas suas disciplinas específicas, é preciso avançar muito nisso ainda para que a atualidade ocorra
São questões a discutir dentro da avaliação institucional, temos que ver a avaliação como mais um momento para aprender.

Conselho de classe:
Quais processos devemos adotar no processo avaliativo do conselho?
Devemos avaliar aprendizagens e relações estabelecidas com todos os segmentos numa participação coletiva.
Toda uma vida a educação escolar significa ensino no ponto de vista em que professores é que ensinam e os educandos aprendem. Como educadores precisamos refletir sobre os alunos que não aprendem que programação estamos passando? Como esta nossa atuação? Precisamos conciliar combinar e estabelecer avanços possíveis nesta avaliação. Estamos no desafio de ver educação como pratica de intervenção e isso nós não estamos acostumados.

Gestão democrática é um grande desafio é preciso conhecer os valores, os interesse da escola, da sociedade, porque democracia é dizer o que pensa sem ofender ninguém e decidir no que é melhor para todos no coletivo, é definir caminhos no processo de construção para uma escola publica de qualidade. É ter vez e voz, participação efetiva. Democracia se aprende fazendo, construindo, vivenciando. E a escola é o melhor lugar de se aprender democracia. É muito novo no Brasil por isso temos que ter paciência histórica apostar nos processos, professores e diretores para uma escola diferente
Como é a escola que implanta essa gestão?
• Perguntando quais os valores democráticos do gestor
• Eleição de diretor é uma forma de democratização escolar
• Conselhos escolares
• Participação da comunidade
• Necessidade de transparência
• Respeito
• Qualidade
• Conjunção entre escola e sociedade
Nova escola com uma nova qualidade, nós temos meios, oportunidades, subsídios para envolver as pessoas nos processos de gestão. Será que da para ter uma escola democrática num governo autoritário? Não basta falar de gestão democrática, mas entender o que esta atrás dessa gestão. A gestão democrática não tem receita mais tem princípios.
Apesar da falta de tempo para estudo e discussão para as atividades pedagógicas. O foco hoje são os alunos será que realmente estamos pensando nisso?
Passa por toda escola, por todos os processos, por divisão de poder de decidir aquela instituição.
Estamos no caminho, no exercício de discussão da posição das pessoas. Quais mecanismos para garantir que não só voz do diretor tenha vez? Entre a relação educador e administrador o gestor só pode ser competente se ele tiver liderança, o gestor escolar é um professor que desenvolve sua habilidade de olhar a escola em seu conjunto.
Por isso é necessário a lista tríplice da escolha do diretor com três questões básicas formação; grau de confiança; e relação com a comunidade, e quando é indicado pelo prefeito é apenas indicação clientelista.
É uma relação conflituosa com as demandas e tende as novas formas de atuar aprimorando a caminhada. Devemos ser sujeito individual e coletivo de nossas vidas
Principais desafios da base democrática é a participação de atores diferentes dentro da escola. Ainda acho que a cultura democrática esta longe de ser realidade no interior da escola, por exemplo, os professores não aceitam sugestões, intervenções na parte pedagógica, um aluno dizer o que deve ser trabalhado intervir na metodologia numa coisa que o professor acredita ser só de competência dele? Muito difícil...

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A mudança da concepção de avaliação não se pode mudar em curto prazo, é um processo em longo prazo. A implantação a curto prazo de gestão democrática com interferências políticas municipais não funciona. Temos que ter cuidado com os políticos para que não privilegie os para poucos. Avaliar o processo de construção da escola para retomar o seu caminho a partir dos equívocos. É na escola que a criança aprende a viver em sociedade.
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A cultura participativa precisa de práticas efetivas como, por exemplo:
Nos processos avaliativos, nos orçamentos da escola nos projetos pedagógicos, no dinheiro da escola etc. sabemos que existem raízes profundas no processo de decisões de autonomia das escolas, é necessário aprofundar o diálogo com a comunidade escolar, dialogar dar transparência das situações, envolver pessoas nas decisões e que tenham comprometimento naquilo que foi decidido.

Os pais nas tuas participações sugerem projetos como: Oficina com os pais dança língua estrangeira, promoções culturais, sessão de cinema na comunidade, atividades para hora do recreio etc.
Temos que começar a praticar democracia em toda parte, propor alternativas para os alunos na sala nas questões cotidianas como: que texto vai ler? Que passeio vai fazer? Regras de recreio; usos do banheiro, merenda festas escolares, começa por ai...
Envolver um trabalho democrático todo dia. A democracia não é um estado é um processo, a gente não chega à democracia a gente ta sempre perseguindo a democracia.
É um caminho construído, estruturas que permitem que o diálogo a negociação se der.
Aprender a discordar sem agredir o outro.
Princípios da democracia: participação, trabalho coletivo, transparência nas decisões, comprometimento com a sociedade, utopia (no compromisso com o sonho de ter uma escola melhor que essa que temos).
Educar para democracia em democracia e na democracia. Temos micro poder maiores menores mais temos,
Essa reunião não é para ouvir informações, mas para dar opinião, participar.

Questões:
• A avaliação é para controlar ou democratizar?
• Qual a relação do PPP com a gestão democrática?
• De que forma a avaliação institucional pode ajudar nos objetivos do PPP?
• Do ponto de vista externo como avaliar a escola?
• Será que a escola esta preparada para ser avaliada em toda sua totalidade?
• Será que podemos transmitir saberes do mesmo jeito sem levar em conta o contexto de cada sujeito?
• As universidades, a educação básica elementar prepara para uma vida democrática?
• Na teoria temos um excelente modelo de democracia o que fazer para a teoria se tornar pratica no contexto escolar?