A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
domingo, 3 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

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Maria do Carmo Abreu Silva Amambahy
Mestre- Marcelo Farias






Curso de especialização em Gestão Escolar e Práticas Interdisciplinares










A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rede se Saberes Martha Tristão




“Tecer considerações éticas sobre o meio ambiente, sobre
a Terra, não é apenas mais um item a ser acrescido a um
currículo. Daqui prá frente, uma educação, que não seja
ambiental, não é educação de modo algum.”
(ROLSTON, 1992)





Educação e qualidade de vida estão muito relacionadas, e esta mais do que na hora de refletirmos juntos e planejarmos ações sobre o ambiente para que não pensemos somente na satisfação das nossas necessidades imediatas.
O tema educação ambiental diz respeito à relação entre o homem e a natureza que integra e promove a interação de pessoas, áreas disciplinas produzindo um novo conhecimento mais amplo e coletivizado. É um processo continuo de aprendizagem.
As teias associativas do texto ressaltam bem a necessidade de se trabalhar a educação ambiental em toda vida escolar relacionado teoria e pratica no dia-a-dia do professor e aluno.

Sem dúvida, a inserção da Educação Ambiental nos cursos de formação de professores/as é concebida como real possibilidade de formar um conhecimento capaz de articular teoria e prática, de unir, de agregar
As disciplinas pedagógicas e as disciplinas específicas, de integrar a universidade e a sociedade, enfim, de promover uma conjugação de ações

A necessidade de compreender educação ambiental como um processo
Educativo amplo e permanente, necessário à formação do cidadão, torna-se
Um fator essencial tanto para a qualidade da educação, como para o direcionamento da formação do docente, pois a abordagem disciplinar não abrange a complexidade do processo educativo.
Precisamos de idéias, visões e convicções de uma comunidade global. De formação de professores comprometidos com a educação ambiental.
A problemática ambiental não depende só de normas, regras, leis, porque os homens fazem as leis, mas as leis não fazem os homens. É preciso consciência da ação do homem sobre o meio que habita, e o caminho é a educação.
Vincular os processos educativos a realidade ambiental elaborar atividades, projetos em torno de problemas ambientais analisando esses problemas numa perspectiva interdisciplinar.
Como aborda Tristão: A interdisciplinaridade torna-se um exercício para facilitar a migração de conceitos, mas a inter ou a transdiciplinaridade só representam solução quando ocorre mudança na concepção do pensamento, ou seja, ligar o que estava disjunto, “ecologizar” as disciplinas, contextualizá-las dentro das condições culturais e sociais que são pertinentes. É imprescindível sua articulação com outros contextos.

A inserção da educação ambiental nos processos de formação se manifesta de várias formas e nessa concepção, a escola tem de superar em muito suas regras de funcionamento, seus ritos de passagem, a divisão do conhecimento em disciplinas desarticuladas para formar professores. O papel do professor nesse cenário é agregar vivencias organizar os movimentos da vida, considerar as redes que os alunos participam para transformar a escola em local dinâmico, atrativo e prazeroso.
A educação deve proporcionar os conhecimentos necessários á compreensão do ambiente, promover uma consciência social capaz de gerar atitudes que alterem os comportamentos geradores de problemas ambientais como lixo, contaminação das águas por esgoto não tratado etc.

O desafio da educação é o de criar as bases para compreensão da realidade. Isto só pode ser alcançado se as pessoas se conscientizarem do seu envolvimento e de suas responsabilidades. Disseminando entre as crianças e a jovem consciência e atitudes com relação ao cuidado com o planeta que habitamos, mas começando pela nossa casa, escola e cidade.
Muitos manuais dedicados ao tema tratam dos problemas ambientais de forma descontextualizada, omitindo as principais causas e conseqüências.

Diante de tudo isso os sujeitos passam a ter um papel importante na sua formação, na busca empreendida das múltiplas articulações e interações de todos os tipos entre formadores e formandos, entre os múltiplos espaços/tempos de aprendizagem, enfim entre os vários contextos podendo contribuir para encontrar significados e valores nas praticas educativas cotidianas relacionadas com um respeito ao ambiente em que se vive.

É importante que professor/aluno e comunidade escolar como um todo percebam que a educação ambiental implica em mudanças de comportamento e que pode estar relacionada com hábitos e atitudes

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05 de dezembro/2008
Quijingue/Ba