Caracterização do Projeto
O projeto rforço Escolar deverá atender a alunos de 5ª a 8 ª séries da escola
Maiores dificuldades de aprendizagem na disciplina, previamente avaliados e selecionados pelos seus respectivos professores.
O reforço será feito no horário contrário da aula do aluno e se enquadra dentro da orientação de ampliação progressiva da jornada escolar. Serão atendidos X alunos a cada dia e cada um deverá ter direito a pelo menos X horas semanais de acompanhamento.
Cabe ao professor do reforço avaliar periodicamente os resultados de aprendizagem desses alunos em parceria com a coordenação pedagógica e o professor de sala e elaborar relatórios
. Justificativa do Projeto
O conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível ao aluno continuar aprendendo é orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim sendo, alunos que já estão no ensino fundamental II, e trazem uma enorme defasagem de aprendizagem precisam recuperar sua auto estima para poder continuar aprendendo.
Nesse sentido, aulas de reforço, na perspectiva da ampliação da jornada escolar, é um direito àqueles que lhe foi negado a condição de aprender no tempo certo. Portanto, é de interesse
pedagógico da EMWMA implantar turmas de reforço na área
de Língua Portuguesa e Matemática visando corrigir distorções de aprendizagem nas séries do ensino fundamental II tendo em vista que a mesma possui X turmas de ensino fundamental
7. Objetivos, Metas e Atividades
Objetivo Geral
Ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências de conteúdos de Matemática, trabalhados na Base Nacional Comum do Ensino Fundamental.
Objetivos Específicos
Oferecer atividades pedagógicas, no contra-turno, para alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática.
Transformar as aulas de Matemática em momentos estimulantes, que exigem estratégias para resolução das diversas situações-problema.
Desenvolver a auto-estima e a perseverança na busca de soluções.
Metas
Melhorar o desempenho matemático dos X alunos envolvidos no projeto.
8. Metodologia e Estratégia de Ação
O projeto desenvolver-se á da seguinte forma:
1. Serão selecionados alunos com maiores dificuldades de aprendizagem nas suas turmas de origem pelo professor de sala.
2. Grupos de sete alunos a cada duas horas pelo menos duas vezes por semana.
3. Serão selecionados conteúdos a partir das dificuldades dos alunos nas suas turmas de origem, planejamento dos professores de sala e reforço.
4. A avaliação dar-se-á periodicamente e registrado os avanços e dificuldades em relatórios.
9. Resultados e Impactos Esperados
Melhoria do nível de aprendizagem dos X alunos envolvidos no projeto.
Melhoria da auto-estima dos alunos e melhor desempenho nas atividades de resolução do problema.
Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
10. Riscos e dificuldades a serem enfrentadas
Freqüência dos alunos ao reforço. O envolvimento dos pais.
Apoio da escola.
Reforçar em português e matemática, disciplinas consideradas básicas para aprendizado de qualquer outro tema. "Se o aluno não aprender bem estas disciplinas não terá condições de aprender os outros conteúdos",
Conhecer melhor a sua realidade familiar e ajudá-lo de maneira mais eficaz, fomentando o acompanhamento consciente de seus pais
é possível ter este período de reforço, sem prejuízo para os outros conteúdos, que serão oferecidos no restante do ano. “Em história, por exemplo, haverá interpretação de textos históricos, reforçando língua portuguesa”
Alunos que participar regularmente e cumprirem as tarefas serão premiados com bônus em suas notas nas disciplinas regulares.
Os professores preparar as aulas que serão ministradas e trocar impressões sobre o melhor andamento do projeto. A partir das idéias centrais e dos objetivos traçados, cada um, à sua maneira, procura conquistar a atenção dos seus alunos dentro da sala de aula. Deste modo contribuem para um melhor desempenho escolar, dando sugestões concretas aos alunos para que estejam mais atentos, aproveitem melhor o tempo, sejam ordenados e pontuais em suas tarefas e procurem se preocupar mais com os seus colegas de sala
fora do horário letivo regular, com aulas de matemática e português, consideradas as disciplinas básicas nesta faixa etária. As reuniões procuram auxiliar os alunos a assimilar os conteúdos principais e animá-los a esclarecer as suas dúvidas. “Os garotos têm que praticar em casa!”, consegue bons resultados através de listas de exercícios que fornece para os alunos. Além das aulas, todos são atendidos individualmente pelos professores, que os orientam, e ensinam a melhorar o estudo individual e o aproveitamento das aulas regulares.
UM ESPAÇO ESPECIAL PARA TROCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, NOVAS AMIZADES...
Blog Archive
-
▼
2010
(73)
-
▼
janeiro
(55)
- 220 MOTIVOS PARA ESTUDAR:
- PROJETO CER: COMUNIDADE ESCOLAR DE ESTUDO,
- CURRÍCULO E CONHECIMENTO: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO...
- É preciso ouvir a voz do professorado
- Projeto reforço escolar
- ELEGENDO O OUTRO
- EXPLANAÇÃO DO DVD (GESTÃO DEMOCRÁTICA)
- Valores/atitudes/capacidades:
- Ficha de Auto-Avaliação
- docente aprende a aprender
- A conversa, é o meio do qual dispomos a nos fazer ...
- GAZETA Cara de bravo Motivação individual
- Gestor educacional
- Íntegra de entrevista: Antônio Nóvoa
- Leitura como autoconstrução do educador
- Metodologia de Ensino
- METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
- TRABALHO DE ARTICULAÇÃO
- O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE NA FORMAÇÃO HUMANA
- Integração Família- Escola- Comunidade
- A relação literatura/homem
- Intencionalidade: palavra-chave da avaliação
- Didática
- DIREITO A FAMÍLIA
- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA!
- DEZ MANDAMENTOS PARA A PAZ NA FAMÍLIA
- Como montar um Projeto de Orientação Sexual na escola
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO PEDAGOGICO:
- COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
- Formação de Professores
- Formação de Professores
- ATIVIDADES PEDAGOGICAS
- MUDANÇAS NO COTIDIANO, TRANSFORMAR HABITOS E INVES...
- MUDANÇAS NO COTIDIANO, TRANSFORMAR HABITOS E INVES...
- Qual o foco do psicopedagogo?
- Será que a felicidade só existe no momento presente?
- Conheça seu aluno e motive-o a aprender
- O desafio de ensinar a aprender para continuar apr...
- COMO ESTUDAR
- TRÊS ATITUDES:
- “O ELEFANTE ACORRENTADO”
- AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES
- O TRABALHO EM GRUPO E A AVALIAÇÃO: ENFRENTANDO AS ...
- Pedagogia de Projetos: um Desafio Apaixonante
- RESENHA DO FILME: SEMPRE AMIGOS
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO
- TERMO DE COMPROMISSO
- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Reflexões sobre a educação
- RESENHA: como fazer?
- CARTA 2070Eu sou o seu Planeta, o seu paraíso, pre...
- O LIXO
- MEMORIAL/REFLEXÃO
- A FUNÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE À CONSTRUÇÃO DO PROJET...
- OS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
-
▼
janeiro
(55)
About Me
- Reciclagem de Artigos
- Profissional Inscrita na ABPp Nº 821 Atendimento Psicopedagógico a crianças e adolescentes com: Dificuldades de aprendizagem em geral. Uma Pedagoga e Psicopedagoga que acredita na afetividade e humanização atraves da educação.
Seguidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei seu blog.Parabéns!