Didática
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

Os Objetivos
Em primeiro lugar o professor precisa ter objetivos para ensinar, educar e poder avaliar de maneira concreta o resultado de sua atividade de ensino.
Os objetivos podem ser Educacionais ou instrucionais.
Decorrem de uma filosofia da educação e surgem do estudo da sociedade contemporânea e do estudo sobre o desenvolvimento do aluno e sobre os processos de aprendizagem. Os objetivos instrucionais, portanto, são proposições específicas sobre mudanças no comportamento dos alunos, que serão atingidos gradativamente no processo de ensino-aprendizagem.
Os objetivos Educacionais e Instrucionais, podem referir-se aos domínios cognitivo, afetivo ou psicomotor.
O domínio Cognitivo refere-se a razão, à inteligência e à memória, compreendendo desde simples informações e conhecimentos intelectuais, até idéias, princípios, habilidades mentais de análise, síntese,etc.
O domínio Afetivo refere-se aos valores, às atitudes, às apreciações e aos interesses.
O domínio Psicomotor refere-se às habilidades operativas ou motoras, isto é, às habilidades para manipular materiais, objetos, instrumentos ou máquinas.
Outra função dos objetivos é orientar o professor na escolha dos demais componentes de um sistema de organização de ensino.
Serão trabalhados pelo professor e pelos alunos na medida em que forem uns recursos indispensáveis para levar ao comportamento final previsto.
Robert Mager sugere as seguintes normas:
a) Os objetivos devem referir-se aos comportamentos dos alunos e não aos do professor.
b) Os objetivos devem indicar claramente a intenção do professor e não dar margem a muitas interpretações.
Os objetivos citados, por exemplo, poderiam ser definidos da seguinte maneira: “Levar o aluno a identificar as doenças, seus sintomas e suas causas e a adotar hábitos de higiene e alimentação saudáveis”.
Conteúdos
Na escola tradicional, o conteúdo do ensino era objeto de programas minuciosos.
O planejamento consistia em adequar todo o conteúdo ao tempo disponível para seu desenvolvimento.
As novas conquistas vieram mostrar que o mais importante que isso é a escola promover o desenvolvimento integral e harmonioso do aluno, envolvendo as áreas cognitiva, afetiva e psicomotora.
Quem aprende, aprende alguma coisa.
Outro aspecto que deve ser considerado é o tipo do conteúdo, ou seja, o que é mais importante que o aluno conheça.
Para deixar isto claro, vamos considerar novamente o exemplo apresentado no capítulo sobre planejamento de aula, apresentamos a título de exemplo o seguinte conteúdo para uma aula: matéria-prima; produto; matéria-prima e sua procedência; As indústrias do município.
Esse conteúdo não se esgota apenas com informações a respeito de tal realidade.
Para selecionarmos os conteúdos, precisamos, em função dos objetivos propostos, considerar aqueles que são mais importantes e significativos para uma determinada realidade e época.
Validade, flexibilidade, Significação, Possibilidade de elaboração pessoal, Utilidade e Viabilidade.
Uma vez selecionados os conteúdos, é necessário organizá-los. Um dos critérios para a organização dos conteúdos é a estrutura da própria matéria de ensino.
O critério de organização do conteúdo baseado na estrutura da própria matéria denomina-se critério lógico. A função lógica é função do especialista.
Em contraposição à organização lógica temos a organização psicológica, que consiste em basear-se no nível de desenvolvimento intelectual ou cognitivo do aluno.
Os Métodos de Ensino
O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. Sob a direção do professor, vão atingindo progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais.
O conceito mais simples de “método” é o caminho para atingir um objetivo. Na vida cotidiana estamos sempre perseguindo objetivos.
O professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos a que chamamos métodos de ensino. Os métodos não se reduzem a quaisquer medidas, procedimentos e técnicas. Eles decorrem de uma concepção de sociedade, da natureza da atividade prática humana, do mundo, do processo do conhecimento e, particularmente, da compreensão da prática educativa numa determinada sociedade. Devido a esse entendimento, os métodos de ensino dependem dos objetivos que se formulam tendo em vista o conhecimento e a transformação da realidade.
Em resumo, podemos dizer que os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico. Eles regulam as formas de interação entre ensino e aprendizagem, entre o professor e os alunos, cujo resultado é a assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.
Na análise do processo de ensino, destaca-se seu caráter bilateral em que a atividade do professor e de aprendizagem do aluno atuam reciprocamente, o professor estimulado e dirigindo o processo em função da aprendizagem ativa do aluno.
Os métodos correspondem, assim, à seqüência de atividades do professor e dos alunos.
Estabelecer a relação entre métodos, objetivos e conteúdos. Método: Processo ou técnica de ensino. Objetivos: Prático, direto e positivo. Conteúdo: O que se contém nalguma coisa.