TRABALHO DE ARTICULAÇÃO
terça-feira, 19 de janeiro de 2010 by Reciclagem de Artigos in

A Educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral das crianças até seis anos de idade. Vem se expandindo no Brasil e no mundo. As crianças sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio e a crescente conscientização da importância das experiências na primeira infância é um grande desafio para os educadores. Pois para que elas possam criar é imprescindível que lhes sejam oferecidas experiências ricas, voltadas ás brincadeiras ou aprendizagens orientadas.

Ao pensarmos na função pedagógica da educação infantil, temos como pressuposto um trabalho que toma a vivencia e os conhecimentos prévios da criança como ponto de partida com o objetivo de levá-la a construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas e respectivas manifestações, incentivando sua foram de se comunicar-se, sua criatividade, e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências prazerosas.

Avaliar nessa fase consiste em acompanhar o processo educativo considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, por meio de observações e registros que realizados sistematicamente pelo professor constituem uma avaliação continua e devem ter como referencia os objetivos gerais para educação infantil.

Os conhecimentos matemáticos como tantos outros que fazem parte do universo no qual ela está inserida, emergem das mais diversas situações cotidianas, fazendo com que a criança participe de uma serie de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço, etc. Brincando, jogando cantando,ouvindo historias o educando estabelece conexões entre o seu cotidiano e a matemática, entre a matemática e as demais áreas do conhecimento. Diversas ações intervêm na construção desses conhecimentos que ocorrem fundamentalmente no convívio social.
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas praticas sociais. O trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação infantil dada a sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Cabe á família e também a escola privilegiar o diálogo estimulando a trocar idéias nas rodas de conversas, nos relatos de historias, de experiências que viveram em outros contextos fora da escola, nas brincadeiras discutir qualquer assunto para desenvolver a comunicação oral a compreensão e ampliar o universo discursivo dos alunos.

Um dos objetivos da Educação Infantil, talvez o mais importante, é despertar no aluno o gosto pela leitura. Uma maneira de alcançar esse objetivo é proporcionar á criança, desde muito cedo, o contato com os textos escritos. Os momentos de contar historias são muito importantes para despertar no educando a curiosidade e a vontade de ler, iniciando-se, assim, um hábito muito saudável a leitura.

Ao ouvir historias, a visão de mundo da criança é cada vez mais ampliada. As emoções que sente as fantasias que vivencia a estimulam a buscar outras historias. Organizar a encenação de pequenas historia que os alunos já conhecem é um trabalho que costuma dar bons resultados.

Muito antes de iniciar o trabalho com o traçado das letras, a crianças percebe que o mundo está cheio de códigos escritos. Decifra-los é um grande desafio. A estratégia de oferecer oportunidade para que o aluno construa hipóteses para decifrar o código escrito pode continuar mesmo após a apresentação formal das primeiras letras.
A avaliação deve ser sistemática processual, convém levantar informações sobre o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre a escrita e a leitura, observar as diferenças individuais e avaliar as possibilidades de aprendizagem de cada um.

As situações de avaliação devem ocorrer em atividades contextualizadas nas qual o professor pode perceber como os alunos estão construindo a sua linguagem.

São planejadas e avaliadas de forma que os educadores possam refletir sobre sua atuação e sobre o valor e pertinência desse trabalho para crianças de zero a seis anos.

Natureza e Sociedade reúnem temas pertinentes ao mundo social e natural e a relação da criança pré-escolar com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada numa única palavra: curiosidade.

Á escola cabe propiciar a ampliação e a sistematização desses conhecimentos convidando a criança a participar de descobertas, abrindo-lhe oportunidades de desenvolver suas capacidades, orientando-a a olhar para um e outro lado, dando-lhe oportunidade de refletir, experimentar e formular hipóteses. No dia-a-dia da sala de aula é importante ter sempre em mente a necessidade de contextualização dos temas tratados que vai muito além do aprendizado de meros conteúdos, embora eles estejam presentes, porque acreditamos na responsabilidade da escola na formação de cidadãos, mais do que na transmissão de conhecimentos.

Aspectos relacionados á socialização e á afetividade devem permear as atividades escolares, esse tipo de atividades reforça o coleguismo, valoriza a afetividade entre os alunos e entre eles e os funcionários da escola, favorecem o envolvimento dos pais no processo de ensino e propiciam momentos de afetividade em casa e na escola.
O objetivo principal da avaliação na pré-escola é obter informações sobre o desenvolvimento dos alunos e verificar a necessidade de alterações nas estratégias adotadas em sala de aula, trata-se de avaliar o ensino e não o aluno, o que inclui professor,escola,família entre outros fatores que interferem no desenvolvimento da criança.

Na educação infantil, a musica mantém forte ligação com a brincadeira, é importante que o caráter lúdico também esteja presente nas atividades musicais intencionais, orientada pelo educador. Os jogos de improvisação constituem-se em importante ferramenta pedagógica.

A musica é fundamental na formação de futuros cidadãos proporciona distração e conhecimentos de naturezas diversas.

Os textos das músicas oferecem diversas possibilidades de expressar-se verbalmente, ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, alem de atenderem a necessidade de expressão que passa pela esfera afetiva, estética e cognitiva.

O trabalho didático com advinhas além de ser uma maneira de difundir a cultura popular, são jogos de palavras apresentados em versos, e prosa que constituem um prazeroso passatempo. Contribui também para a aprendizagem de novas palavras, permitindo que a criança amplie o seu vocabulário.
As parlendas não são cantadas, mas declamadas, o ritmo é seu elemento mais forte além de acalentar, distrair e divertir ajuda a memorizar as primeiras noções de seqüências.

Tem também trava-línguas que é um termo usado para nomear uma modalidade de parlendas em forma de verso ou prosa, organizadas de forma que se torna difícil pronunciá-la sem tropeços. Quadrinhas, ditados populares Todos esses jogos populares, criados e recriados, têm sido transmitidos oralmente de geração em geração e com o passar do tempo acabaram sofrendo variações.

Os ditados populares ou provérbios geralmente ricos em imagens são sentenças de caráter pratico e popular, comuns a um grupo social, expressas de forma sucinta.

Ao se divertir recitando ditados populares, além de estar em contato com elementos culturais e afetivos, o aluno percebe aspectos sonoros da linguagem como ritmo e rimas.

É grande o volume de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas que envolvem complexas seqüências motoras para serem reproduzidas, propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final quer se quer obter. Dessa forma o professor pode se aprofundar no contexto social e histórico do momento estudado.

As oficinas de trabalho consistem em propostas de encaminhamento de atividades.

O brincar nas aulas de arte pode ser uma maneira de as crianças experimentarem novas situações, a criança tem, naturalmente uma grande aproximação com o universo da arte. A estética, para ela está presente nas situações mais cotidianas: nas formas e cores da natureza, nas historias que ouve, nos brinquedos, nas representações que faz em suas brincadeiras e nas musicas que aprende a cantar. A execução musical ao vivo, a representação teatral e outras manifestações artísticas provocam emoções que tendem a ser anuladas na reprodução em CD ou em vídeo.
Numa instituição de educação infantil, a forma de preenchê-lo e organizá-lo está diretamente relacionada com nosso reconhecimento sobre as necessidades das crianças e, consequentemente, com nossos objetivos e prioridades que estabelecemos nas atividades que realizamos.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CENTURIÓN, Marilia...[et al.]. - -São Paulo: FTD, 2004. “Jogos, Projetos e Oficinas para Educação Infantil”.